Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 18/02/2026  as  09:46 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) A vítima de um acidente de carro apresenta sangramento intenso no braço direito, suspeita de fratura na perna esquerda e dor na região do peito. Nessa situação, após colocar luvas de proteção, a primeira conduta a ser tomada pela pessoa que vai ajudar a socorrer será:
2) A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança nas estradas é favorável para condutores e passageiros porque evita:
3) Transitando com seu veículo numa rua em que haja pedestres atravessando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
4) Com o acúmulo de água na pista pode ocorrer a aquaplanagem se o veículo estiver:
5) Ao se deparar com pedestres atravessando a via, o comportamento seguro do condutor deve ser:
6) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
7) O veículo que tem prioridade de passagem é:
8) Para promover a interação social no trânsito é necessário:
9) É proibido a todo condutor de veículo:
10) A placa R-26 determina:
11) O motorista ideal deve dirigir sempre:
12) Conduzindo o veículo, diante da placa de regulamentação R-1, o condutor deve:
13) Quando a profundidade do perfil do pneu for menor que 1,6 mm, medida esta retirada próximo dos indicadores de desgastes, os pneus devem ser:
14) Num cruzamento, se o semáforo estiver aceso na fase amarela, permanentemente, ou piscando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
15) Em uma estrada, um motorista depara-se com um acidente ocasionado pela colisão de dois ônibus. No interior dos veículos encontram-se algumas vítimas, queixando-se de fome, sede e dores musculares. Nesse caso, a conduta correta do motorista, além de sinalizar o local e chamar o socorro médico, deve ser:
16) O passageiro ao lado tenta irritá-lo com uma discussão. Nessa situação você:
17) Dirigir veiculos em mau estado de conservação resulta em multa. Como evitar?
18) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
19) No caso dos veículos automotores que já se encontram em circulação, uma das medidas que pode ser utilizada para reduzir o nível de poluentes lançados por eles é manter o veículo:
20) A placa R-15 determina:
21) Um carro em alta velocidade colidiu com uma árvore e o cinto de segurança está dificultando a respiração. A conduta a ser tomada pela pessoa que socorre é:
22) Certo condutor, numa sexta-feira à tarde, resolveu subitamente viajar para "esfriar" a cabeça dos problemas do trabalho. Passou rapidamente em casa, arrumou mala e saiu apressado com seu veículo. Em viagem, já no período noturno, por rodovia em região serrana, começou a chover forte, bem como havia muita neblina em determinado trecho da rodovia. Somente então o condutor percebeu que um dos faróis, de luz baixa dianteiro, estava queimado, além do que o limpador do pára-brisa esquerdo não estava funcionando. O condutor percebeu que deveria:
23) É proibida a ultrapassagem em curvas e aclives sem visibilidade suficiente. A razão dessa proibição é:
24) Para evitar a poluição sonora você deve evitar:
25) A placa A-12, adverte:
26) Uma velocidade compátivel com a segurança permite ao condutor:
27) A placa R-25d indica:
28) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
29) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
30) Ao desviar de um cavalo que atravessou a estrada, um motorista colide seu carro em uma cerca. Ao ser socorrido por populares, o motorista queixa-se de dor de cabeça muito forte. Nessa situação, os socorristas devem: