Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 02/03/2026  as  01:23 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
2) Sobre o cinto de segurança, é correto afirmar que:
3) Para transpor uma passagem de nível com uma ferrovia, sem cancela, o condutor deve:
4) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
5) O motorista da direção defensiva preventiva é aquele que:
6) Após uma noite em claro, o condutor deve:
7) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
8) Quando o sinal está aberto para o seu veículo e um pedestre atravessa à sua frente, você:
9) Transitando com seu veículo numa rua em que haja pedestres atravessando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
10) Dois veículos trafegam numa via. O veiculo B, que está atrás mantem uma distância de segurança para o veículo a que segue à frente, conforme recomenda os preceitos da direção defensiva, e as normas de trânsito. Nesse caso é correto afirmar que a distância do veiculo B para o veículo A:
11) É proibido a todo condutor de veículo:
12) A placa s-12 informa:
13) O condutor defensivo, antes de realizar uma ultrapassagem, deve:
14) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
15) A placa R-7 determina:
16) Para ajudar a manter as vias de Trânsito limpas e em condições de uso você deve:
17) Para promover a interação social no trânsito é necessário:
18) Ao dirigir o veículo, o condutor deve estar sempre observando, com cuidado, o que ocorre na traseira do seu veículo. Para essa observaçao, há equipamentos considerados obrigatórios. Quais são?
19) Estacionar em desacordo com as posições estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro:
20) A placa de regulamentação R-12 indica que:
21) Um dos procedimentos correto a ser adotado na ocorrência de quadro de hemorragia externa, logo após acidente de trânsito, no local, é:
22) Os veículos que apresentam maior potencial de poluição do ar são aqueles que utilizam:
23) A placa s-16 indica:
24) Um ciclista é atropelado por um carro e desmaia após bater a cabeça no chão. Em relação à vítima, a pessoa que for socorrê-la deve:
25) Usar o veículo para arremessar água ou detritos sobre os pedestres:
26) Para uma boa manutencao do motor do veículo, e necessario:
27) A placa s-6 indica:
28) A finalidade da embreagem do veículo é:
29) Um pedestre é atropelado por um ônibus. A vítima informa estar com frio e quer ser removida para outro local. Nessa situação deve-se:
30) Um motorista pára o seu veículo em uma avenida com tráfego intenso, a fim de realizar troca de pneus, e é atropelado por uma motocicleta. Nessa situação, como conduta de primeiros socorros, o motociclista deve: