Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 31/12/2025  as  10:48 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) O condutor que dirige com segurança é aquele que:
2) O condutor que assume um comportamento seguro é aquele que:
3) O condutor que dirige defensivamente deve sempre:
4) A placa de advertência A-27 indica que:
5) A placa s-6 indica:
6) Aquaplanagem é um fenômeno que ocorre a partir de uma determinada velocidade do veículo, quando a pista está molhada, e que pode causar:
7) Você dirige em uma pista dupla e atenta para um ônibus que está parado na faixa da direita, aguardando alguns passageiros descerem. De repente, duas pessoas aparecem pela lateral dianteira do ônibus, atravessando a rua na sua frente, fora da faixa de segurança. O semáforo, a alguns metros, está verde. Nesta situação você:
8) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
9) É noite, o seu veículo começa a apresentar problemas na direção. Você:
10) Após tropeçar e cair na calçada de uma via pública, uma jovem apresenta sangramento na testa. Um motorista de táxi a socorre, adotando corretamente o procedimento de:
11) Diante da placa s-4, você entende que encontrará:
12) Uma pessoa é atropelada por um ciclista ao descer de um ônibus, está estendida no chão e queixa-se de muita dor. Nesse caso. a conduta de primeiros socorros é:
13) Para uma boa manutencao do motor do veículo, e necessario:
14) Um condutor que tem comportamento adequado no trânsito deve:
15) É dever de todo condutor de veículo:
16) O condutor de veículo que respeita a sinalização, assim como expectativa de outras pessoas, (pedestres e condutores):
17) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
18) Os cuidados que devemos ter com o pneu do veículo:
19) Os veículos que causam poluição da atmosfera são do tipo:
20) Dirigir veiculos em mau estado de conservação resulta em multa. Como evitar?
21) Entre outros efeitos, o álcool provoca no condutor do veículo:
22) Uma pessoa estava trafegando por uma via quando viu um acidente de trânsito. Parou seu veículo em local seguro e foi colaborar no socorro às vítimas. Soube que uma das vítimas não estava usando o cinto de segurança, foi arremessada para fora do veículo, bateu a cabeça e as costas e desmaiou. A ajuda neste tipo de caso é importante, mas se a vítima for movimentada poderá ocorrer:
23) A placa s-7 avisa:
24) Ao desviar de um cavalo que atravessou a estrada, um motorista colide seu carro em uma cerca. Ao ser socorrido por populares, o motorista queixa-se de dor de cabeça muito forte. Nessa situação, os socorristas devem:
25) Para evitar a poluição sonora você deve evitar:
26) Segundo a legislação de trânsito, o candidato portador de deficiência física poderá conduzir veículos automotores?
27) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
28) É proibido a todo condutor de veículo:
29) Estacionar em desacordo com as posições estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro:
30) Diante da placa A-18,você entende que há saliência ou lombada: