Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 19/05/2026  as  17:29 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) O veículo que tem prioridade de passagem é:
2) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
3) Ao perceber que um outro veículo vai ultrapassá-lo, um comportamento seguro do condutor deve ser:
4) É obrigatório o uso do cinto de segurança pelos ocupantes sentados no banco traseiro do veículo. Esta afirmação é:
5) Você volta cansado do trabalho, transitando por uma via de tráfego intenso. Nessa situação você:
6) A placa A-15, indica:
7) É importante conhecer as leis de trânsito e as regras de circulação e conduta para:
8) Para que o condutor tenha um comportamento seguro na via é necessário:
9) Num cruzamento, se o semáforo estiver aceso na fase amarela, permanentemente, ou piscando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
10) A placa de regulamentação R-12 indica que:
11) O motorista que não mantêm a distância de seguimento pode envolver-se em colisão com o:
12) A placa de advertência A-35 indica que:
13) A placa R-25d indica:
14) Quando a profundidade do perfil do pneu for menor que 1,6 mm, medida esta retirada próximo dos indicadores de desgastes, os pneus devem ser:
15) O ônibus à sua frente parou no ponto e, então, você decide ultrapassá-lo. Nesse caso, o procedimento mais adequado é:
16) Após colisão frontal de dois veículos, o motorista está inconsciente. Nessa situação, a conduta mais indicada para o socorro da vítima é:
17) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
18) A placa A-21c indica:
19) Ao dirigir o veículo, o condutor deve estar sempre observando, com cuidado, o que ocorre na traseira do seu veículo. Para essa observaçao, há equipamentos considerados obrigatórios. Quais são?
20) Um carro em alta velocidade colidiu com uma árvore e o cinto de segurança está dificultando a respiração. A conduta a ser tomada pela pessoa que socorre é:
21) Para promover a interação social no trânsito é necessário:
22) De acordo com o PROCONVE - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, as indústrias nacionais de veículos devem apresentar:
23) Para evitar a poluição sonora você deve evitar:
24) Um motorista pára o seu veículo em uma avenida com tráfego intenso, a fim de realizar troca de pneus, e é atropelado por uma motocicleta. Nessa situação, como conduta de primeiros socorros, o motociclista deve:
25) Os cuidados que devemos ter com o pneu do veículo:
26) Em uma rodovia de pista dupla, em região serrana, você está dirigindo sozinho, à noite, sob intensa neblina, e se envolve em um acidente do tipo engavetamento, em que há diversos veículos atravessados na pista. Você não sofre lesões. Sendo o seu o último automóvel, o procedimento mais adequado é:
27) Ao atender um motociclista com alteração de consciência, após bater a cabeça no chão, deve-se:
28) Estacionar em desacordo com as posições estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro:
29) É dever de todo condutor de veículo:
30) É proibido a todo condutor de veículo: