Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 11/12/2025  as  17:59 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) Após ser atropelada por uma motocicleta, a vítima tenta se movimentar e quer ir embora, pois sente-se bem, apesar da dor nas costas e pernas. Nesse caso aconselha-se:
2) Certo motorista presenciou um atropelamento em uma via urbana, em que a vítima sofreu ferimentos generalizados permanecendo deitada na pista. O condutor envolvido fugiu do local do acidente com seu veículo. Nesta situação, deve-se, imediatamente:
3) A placa de regulamentação R-11 indica que:
4) Em uma rodovia de pista dupla, em região serrana, você está dirigindo sozinho, à noite, sob intensa neblina, e se envolve em um acidente do tipo engavetamento, em que há diversos veículos atravessados na pista. Você não sofre lesões. Sendo o seu o último automóvel, o procedimento mais adequado é:
5) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
6) Algumas atitudes tornam o trânsito mais humano, seguro e educado:
7) Para promover a interação social no trânsito é necessário:
8) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
9) O condutor que dirige com segurança é aquele que:
10) Dirigindo-se para o trabalho em avenida bastante movimentada seu veículo começa a falhar, você:
11) Após colisão frontal de dois veículos, o motorista está inconsciente. Nessa situação, a conduta mais indicada para o socorro da vítima é:
12) A posição correta de um bom motorista é:
13) Para uma boa manutencao do motor do veículo, e necessario:
14) Anselmo tem muito cuidado com seu veículo. Mora em uma rua de duplo sentido de circulação, quase na esquina com um cruzamento, onde há grande fluxo de pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos. O espaço de sua garagem é muito apertado. Durante o dia, Anselmo tem o hábito de deixar o veículo estacionado em frente à sua casa, bem "colado" ao portão, com os dois pneus direitos sobre a calçada, a fim de evitar colisões em seu veículo. Conforme o CTB e os preceitos da direção defensiva, Anselmo está:
15) Para transpor uma passagem de nível com uma ferrovia, sem cancela, o condutor deve:
16) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
17) A placa R-6c determina:
18) A placa A-37 indica:
19) Os pontos de travessia de vias destinados a pedestres deverão ser sinalizados por meio de:
20) A placa R-34 determina:
21) Um ciclista é atropelado por um carro e desmaia após bater a cabeça no chão. Em relação à vítima, a pessoa que for socorrê-la deve:
22) O modo eficiente de lidar com o carro "colado" atrás é:
23) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
24) Uma forma de saber se a bateria está gasta ou com problema é verificar:
25) É proibido a todo condutor de veículo:
26) No caso dos veículos automotores que já se encontram em circulação, uma das medidas que pode ser utilizada para reduzir o nível de poluentes lançados por eles é manter o veículo:
27) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
28) O trânsito em condições seguras é um direito:
29) Ao ouvir o dispositivo de alarme sonoro de um veículo de emergência em circulação, o comportamento seguro do pedestre deve ser:
30) É obrigatório o uso do cinto de segurança pelos ocupantes sentados no banco traseiro do veículo. Esta afirmação é: