|
1)
|
Você dirige em uma pista dupla e atenta para um ônibus que está parado na faixa da direita, aguardando alguns passageiros descerem. De repente, duas pessoas aparecem pela lateral dianteira do ônibus, atravessando a rua na sua frente, fora da faixa de segurança. O semáforo, a alguns metros, está verde. Nesta situação você:
|
|
|
|
2)
|
A placa R-34 determina:
|
|
|
|
3)
|
O condutor que assume um comportamento seguro é aquele que:
|
|
|
|
4)
|
É dever de todo condutor de veículo:
|
|
|
|
5)
|
O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
|
|
|
|
6)
|
A placa de advertência A-11B - "Junções Sucessivas Contrárias Primeira à direita" - indica que logo à frente há:
|
|
|
|
7)
|
O motorista ideal deve dirigir sempre:
|
|
|
|
8)
|
Em qual das condições descritas é maior a chance de ocorrer acidentes, devendo, portanto, o condutor redobrar sua atenção?
|
|
|
|
9)
|
A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
|
|
|
|
10)
|
É final de ano. Você e seu amigos vão comemorar a entrada do Ano Novo numa discoteca. Nessa situação você:
|
|
|
|
11)
|
Quando você estiver conduzindo um veículo, deve se lembrar que também pode ser pedestre e assim:
|
|
|
|
12)
|
A má conservação e a regulagem inadequada dos veículos:
|
|
|
|
13)
|
Nos sinais luminosos de controle de veículos, a luz verde indica:
|
|
|
|
14)
|
Anselmo tem muito cuidado com seu veículo. Mora em uma rua de duplo sentido de circulação, quase na esquina com um cruzamento, onde há grande fluxo de pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos. O espaço de sua garagem é muito apertado. Durante o dia, Anselmo tem o hábito de deixar o veículo estacionado em frente à sua casa, bem "colado" ao portão, com os dois pneus direitos sobre a calçada, a fim de evitar colisões em seu veículo. Conforme o CTB e os preceitos da direção defensiva, Anselmo está:
|
|
|
|
15)
|
Uma das regras fundamentais de primeiros socorros é:
|
|
|
|
16)
|
Após tropeçar e cair na calçada de uma via pública, uma jovem apresenta sangramento na testa. Um motorista de táxi a socorre, adotando corretamente o procedimento de:
|
|
|
|
17)
|
Para ajudar na prevenção de incêndios nas florestas nativas devemos:
|
|
|
|
18)
|
Estacionar em desacordo com as posições estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro:
|
|
|
|
19)
|
Você volta cansado do trabalho, transitando por uma via de tráfego intenso. Nessa situação você:
|
|
|
|
20)
|
Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
|
|
|
|
21)
|
A vítima de um acidente de carro apresenta sangramento intenso no braço direito, suspeita de fratura na perna esquerda e dor na região do peito. Nessa situação, após colocar luvas de proteção, a primeira conduta a ser tomada pela pessoa que vai ajudar a socorrer será:
|
|
|
|
22)
|
Nas faixas de pedestres desprovidas de semáforos para os veículos, a prioridade de travessia é dos pedestres. Esta afirmaçao é:
|
|
|
|
23)
|
A placa s-2 informa:
|
|
|
|
24)
|
Certo motorista presenciou um atropelamento em uma via urbana, em que a vítima sofreu ferimentos generalizados permanecendo deitada na pista. O condutor envolvido fugiu do local do acidente com seu veículo. Nesta situação, deve-se, imediatamente:
|
|
|
|
25)
|
Usar o veículo para arremessar água ou detritos sobre os pedestres:
|
|
|
|
26)
|
O veículo que tem prioridade de passagem é:
|
|
|
|
27)
|
Para começar a trafegar, o veículo precisa de muita força e pouca velocidade. Essas são exatamente as características da:
|
|
|
|
28)
|
Para uma boa manutencao do motor do veículo, e necessario:
|
|
|
|
29)
|
A placa de indicação de serviços auxiliares s-3 indica:
|
|
|
|
30)
|
O condutor defensivo percebe que o veículo está "puxando" para a direita. Deve conhecer que uma possível causa desse problema é:
|
|
|