Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 13/05/2026  as  04:52 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) Ao atender as vítimas de uma colisão entre dois carros, a pessoa que socorre deverá soltar o cinto de segurança, sem movimentar o corpo delas, APENAS quando:
2) A placa A-37 indica:
3) Um pedestre é atropelado por um ônibus. A vítima informa estar com frio e quer ser removida para outro local. Nessa situação deve-se:
4) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
5) A educação para o trânsito é um direito de todos e tem por finalidade principal:
6) A utilização de aparelho celular ao conduzir veículo é proibida, pois:
7) O modo eficiente de lidar com o carro "colado" atrás é:
8) Você dirige em uma pista dupla e atenta para um ônibus que está parado na faixa da direita, aguardando alguns passageiros descerem. De repente, duas pessoas aparecem pela lateral dianteira do ônibus, atravessando a rua na sua frente, fora da faixa de segurança. O semáforo, a alguns metros, está verde. Nesta situação você:
9) Um condutor dirige o veículo com excesso de velocidade, avançando os sinais de trânsito. Esta atitude caracteriza o condutor como:
10) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
11) Em uma avenida ocorre um acidente com vítimas presas nas ferragens. O serviço de atendimento às emergências mais indicado para ser acionado nese tipo de situação é:
12) A placa R-25c indica:
13) Usar o veículo para arremessar água ou detritos sobre os pedestres:
14) Ao se aproximar de um cruzamento, com o semáforo indicando sinal verde, um comportamento seguro do condutor deve ser:
15) Uma forma de saber se a bateria está gasta ou com problema é verificar:
16) É final de ano. Você e seu amigos vão comemorar a entrada do Ano Novo numa discoteca. Nessa situação você:
17) A placa R-3 determina:
18) Os veículos que apresentam maior potencial de poluição do ar são aqueles que utilizam:
19) A placa R-15 determina:
20) Quando você estiver conduzindo um veículo, deve se lembrar que também pode ser pedestre e assim:
21) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
22) O veículo que tem prioridade de passagem é:
23) A placa s-2 informa:
24) Com o veículo em movimento voce deve verificar o funcionamento de:
25) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
26) Contribui para um trânsito seguro:
27) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
28) A má conservação e a regulagem inadequada dos veículos:
29) Após colisão frontal de dois veículos, o motorista está inconsciente. Nessa situação, a conduta mais indicada para o socorro da vítima é:
30) Qual dos conjuntos de equipamentos relacionados abaixo é considerado obrigatório?