Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 23/01/2026  as  18:09 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
2) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
3) O condutor que dirige defensivamente deve sempre:
4) É noite, o seu veículo começa a apresentar problemas na direção. Você:
5) O condutor, no trânsito, deve ter percepção e respeito as expectativas das pessoas, adotando uma postura adequada, sendo:
6) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
7) A finalidade do cinto de segurança é:
8) O trânsito em condições seguras é um direito:
9) A educação para o trânsito é um direito de todos e tem por finalidade principal:
10) Na comemoração de um aniversário numa choperia, seu amigo ingeriu bebida alcoolica em demasia. Você o aconselha a:
11) O veículo que tem prioridade de passagem é:
12) Você está atrasado, saindo da garagem de um prédio, numa manhã. Nessa situação você:
13) Diante da placa "Crianças", você deve seguir em frente:
14) Você esta vivendo uma crise conjugal. Trafegando em um trecho com grande movimento de veículos e pedestres, você:
15) O condutor de veículos automotores NAO causará poluição sonora se usar a buzina:
16) Quando o sinal está aberto para o seu veículo e um pedestre atravessa à sua frente, você:
17) É final de ano. Você e seu amigos vão comemorar a entrada do Ano Novo numa discoteca. Nessa situação você:
18) Durante as aulas de aprendizagem de prática de direção veicular, o candidato a habilitação:
19) Diante de uma placa de advertência, você deve:
20) A placa A-15, indica:
21) Os gestos dos agentes de trânsito que configuram um tipo de sinalização, devem ser obedecidos pelos usuários da via?
22) Estacionar em desacordo com as posições estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro:
23) Quando houver dificuldade de troca de marchas (engatar as marchas), a causa provável poderá ser::
24) Após atropelamento, a vítima apresenta fratura exposta na perna direita. Nessa situação, deve-se:
25) Em uma estrada, um motorista depara-se com um acidente ocasionado pela colisão de dois ônibus. No interior dos veículos encontram-se algumas vítimas, queixando-se de fome, sede e dores musculares. Nesse caso, a conduta correta do motorista, além de sinalizar o local e chamar o socorro médico, deve ser:
26) Se, durante uma viagem, o motor do veículo apresentar superaquecimento, com fumaça branca saindo do motor, o procedimento mais adequado e seguro é:
27) A placa A-21c indica:
28) Um motociclista colide com um carro em alta velocidade e o motociclista é jogado contra o chão. Qual das condutas abaixo é correta?
29) É dever de todo condutor de veículo:
30) Qual a primeira atitude a ser tomada para auxiliar em caso de acidente?