Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 17/12/2025  as  04:50 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) É obrigatório o uso do cinto de segurança pelos ocupantes sentados no banco traseiro do veículo. Esta afirmação é:
2) Entre outros efeitos, o álcool provoca no condutor do veículo:
3) O condutor que assume um comportamento seguro é aquele que:
4) O condutor, no trânsito, deve ter percepção e respeito as expectativas das pessoas, adotando uma postura adequada, sendo:
5) Usar o veículo para arremessar água ou detritos sobre os pedestres:
6) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
7) Ao pegar um trânsito congestionado, o motorista deve:
8) É importante conhecer as leis de trânsito e as regras de circulação e conduta para:
9) A posição correta de um bom motorista é:
10) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
11) A placa R-3 determina:
12) Para que o condutor tenha um comportamento seguro na via é necessário:
13) É proibido a todo condutor de veículo:
14) O veículo que tem prioridade de passagem é:
15) A placa A-37 indica:
16) São consideradas medidas corretas para sinalização do local do acidente:
17) Geralmente, nos grandes centros, as principais fontes de poluição do ar são:
18) A placa A-38 adverte:
19) É dever de todo condutor de veículo:
20) Diante da placa A-18,você entende que há saliência ou lombada:
21) Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:
22) Você dirige em uma pista dupla e atenta para um ônibus que está parado na faixa da direita, aguardando alguns passageiros descerem. De repente, duas pessoas aparecem pela lateral dianteira do ônibus, atravessando a rua na sua frente, fora da faixa de segurança. O semáforo, a alguns metros, está verde. Nesta situação você:
23) A placa de advertência A-11B - "Junções Sucessivas Contrárias Primeira à direita" - indica que logo à frente há:
24) Em um acostamento da rodovia, ao fazer reparos na parte elétrica de seu veículo, um motorista lesou sua mão com uma ferramento, ocasionando sangramento abundante. Como medida de primeiros socorros para estancar o sangramento, ele deverá:
25) Uma forma de saber se a bateria está gasta ou com problema é verificar:
26) Os cuidados que devemos ter com o pneu do veículo:
27) Nas faixas de pedestres desprovidas de semáforos para os veículos, a prioridade de travessia é dos pedestres. Esta afirmaçao é:
28) Para ajudar na prevenção de incêndios nas florestas nativas devemos:
29) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
30) ao correr para atravessar a rua, o pedestre torceu o pé direito e queixa-se de dor na região do tornozelo. Nessa situação, considera-se conduta de primeiros socorros: