Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 12/12/2025  as  01:27 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) O veículo que tem prioridade de passagem é:
2) É proibido a todo condutor de veículo:
3) Qual serviço auxiliar é identificado pela placa s-9?
4) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
5) A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança nas estradas é favorável para condutores e passageiros porque evita:
6) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
7) O passageiro ao lado tenta irritá-lo com uma discussão. Nessa situação você:
8) Em um acidente de trânsito, ocasionado pela colisão de dois carros, há quatro vítimas presas nas ferragens e inconscientes. Nesse caso, deve-se:
9) Ao se aproximar de um cruzamento, com o semáforo indicando sinal verde, um comportamento seguro do condutor deve ser:
10) É obrigatório o uso do cinto de segurança pelos ocupantes sentados no banco traseiro do veículo. Esta afirmação é:
11) A placa R-19 determina:
12) Ao desviar de um cavalo que atravessou a estrada, um motorista colide seu carro em uma cerca. Ao ser socorrido por populares, o motorista queixa-se de dor de cabeça muito forte. Nessa situação, os socorristas devem:
13) Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:
14) A placa de regulamentação R-11 indica que:
15) Uma mãe deve viajar em um veículo automotor transportando seu bebê no colo?
16) Ao se prestar socorro a uma vítima de acidente de trânsito, recém ocorrido, o comportamento mais seguro será:
17) Certo condutor, numa sexta-feira à tarde, resolveu subitamente viajar para "esfriar" a cabeça dos problemas do trabalho. Passou rapidamente em casa, arrumou mala e saiu apressado com seu veículo. Em viagem, já no período noturno, por rodovia em região serrana, começou a chover forte, bem como havia muita neblina em determinado trecho da rodovia. Somente então o condutor percebeu que um dos faróis, de luz baixa dianteiro, estava queimado, além do que o limpador do pára-brisa esquerdo não estava funcionando. O condutor percebeu que deveria:
18) A placa R-25c indica:
19) Você está dirigindo numa via arterial, com a velocidade de 50 Km/h e leva uma fechada. O que você faz:
20) Para ajudar a manter as vias de Trânsito limpas e em condições de uso você deve:
21) Diante da placa A-30a, você entende que nesta área:
22) Algumas atitudes tornam o trânsito mais humano, seguro e educado:
23) Dirigir veiculos em mau estado de conservação resulta em multa. Como evitar?
24) Se, durante uma viagem, o motor do veículo apresentar superaquecimento, com fumaça branca saindo do motor, o procedimento mais adequado e seguro é:
25) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
26) O ônibus à sua frente parou no ponto e, então, você decide ultrapassá-lo. Nesse caso, o procedimento mais adequado é:
27) O motorista que não mantêm a distância de seguimento pode envolver-se em colisão com o:
28) É proibida a ultrapassagem em curvas e aclives sem visibilidade suficiente. A razão dessa proibição é:
29) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
30) A má conservação e a regulagem inadequada dos veículos: