Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 14/04/2026  as  03:09 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) Quando receber uma chamada pelo telefone celular, estando com o veículo em movimento o procedimento correto é:
2) A utilização de aparelho celular ao conduzir veículo é proibida, pois:
3) O condutor, no trânsito, deve ter percepção e respeito as expectativas das pessoas, adotando uma postura adequada, sendo:
4) O condutor de veículo que respeita a sinalização, assim como expectativa de outras pessoas, (pedestres e condutores):
5) O motorista que não mantêm a distância de seguimento pode envolver-se em colisão com o:
6) Você está voltando de um churrasco por uma rodovia, quando surge uma indisposição física. Nessa situação você:
7) Você dirige em uma pista dupla e atenta para um ônibus que está parado na faixa da direita, aguardando alguns passageiros descerem. De repente, duas pessoas aparecem pela lateral dianteira do ônibus, atravessando a rua na sua frente, fora da faixa de segurança. O semáforo, a alguns metros, está verde. Nesta situação você:
8) Ao dar marcha-a-ré com o veículo, um comportamento seguro do condutor será:
9) O ônibus à sua frente parou no ponto e, então, você decide ultrapassá-lo. Nesse caso, o procedimento mais adequado é:
10) Ao deparar-se com um acidente de trânsito, o motorista deve:
11) Para transpor uma passagem de nível com uma ferrovia, sem cancela, o condutor deve:
12) Chove forte e o limpador de para-brisa de seu veículo não está sendo suficiente para manter a visibilidade. Nessa situação você:
13) É obrigatório o uso do cinto de segurança pelos ocupantes sentados no banco traseiro do veículo. Esta afirmação é:
14) Ao se aproximar de um cruzamento, com o semáforo indicando sinal verde, um comportamento seguro do condutor deve ser:
15) Uma das regras fundamentais de primeiros socorros é:
16) A vítima de um acidente de carro apresenta sangramento intenso no braço direito, suspeita de fratura na perna esquerda e dor na região do peito. Nessa situação, após colocar luvas de proteção, a primeira conduta a ser tomada pela pessoa que vai ajudar a socorrer será:
17) Um motociclista colide com um carro em alta velocidade e o motociclista é jogado contra o chão. Qual das condutas abaixo é correta?
18) Após colisão frontal de dois veículos, o motorista está inconsciente. Nessa situação, a conduta mais indicada para o socorro da vítima é:
19) Uma mãe deve viajar em um veículo automotor transportando seu bebê no colo?
20) Qual o procedimento correto para se fazer curvas com segurança?
21) Certo motorista presenciou um atropelamento em uma via urbana, em que a vítima sofreu ferimentos generalizados permanecendo deitada na pista. O condutor envolvido fugiu do local do acidente com seu veículo. Nesta situação, deve-se, imediatamente:
22) Mapas rodoviários facilitam a circulação em regiões desconhecidas. Você deve:
23) Dirigindo um veículo, o condutor que encontrar crianças, pessoas idosas ou deficientes físicos atravessando a via deve:
24) Em um cruzamento sinalizado, um comportamento seguro para o condutor deve ser:
25) Uma pessoa é atropelada por um ciclista ao descer de um ônibus, está estendida no chão e queixa-se de muita dor. Nesse caso. a conduta de primeiros socorros é:
26) O modo eficiente de lidar com o carro "colado" atrás é:
27) Sobre o cinto de segurança, é correto afirmar que:
28) Em uma avenida ocorre um acidente com vítimas presas nas ferragens. O serviço de atendimento às emergências mais indicado para ser acionado nese tipo de situação é:
29) Um ciclista é atropelado por um carro e desmaia após bater a cabeça no chão. Em relação à vítima, a pessoa que for socorrê-la deve:
30) Um dos procedimentos correto a ser adotado na ocorrência de quadro de hemorragia externa, logo após acidente de trânsito, no local, é: