Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 15/12/2025  as  08:55 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) Você esta vivendo uma crise conjugal. Trafegando em um trecho com grande movimento de veículos e pedestres, você:
2) A fadiga, o sono e ingestão de álcool são problemas físicos que aumentam as chances de ocorrer acidentes. Esta afirmação é:
3) O motorista ideal deve dirigir sempre:
4) Após uma noite em claro, o condutor deve:
5) A utilização de aparelho celular ao conduzir veículo é proibida, pois:
6) Dirigindo-se para o trabalho em avenida bastante movimentada seu veículo começa a falhar, você:
7) Num cruzamento, se o semáforo estiver aceso na fase amarela, permanentemente, ou piscando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
8) Qual o procedimento correto para se fazer curvas com segurança?
9) O condutor que dirige com segurança é aquele que:
10) Uma velocidade compátivel com a segurança permite ao condutor:
11) O condutor defensivo percebe que o veículo está "puxando" para a direita. Deve conhecer que uma possível causa desse problema é:
12) O motorista da direção defensiva preventiva é aquele que:
13) O condutor defensivo, antes de realizar uma ultrapassagem, deve:
14) O interesse do condutor, na cidade, é de se deslocar com segurança o mais rápido e o mais facilmente possível. Você:
15) É atitude do condutor defensivo, quando ingerir bebida alcoólica:
16) Em um cruzamento sinalizado, um comportamento seguro para o condutor deve ser:
17) Você está atrasado, saindo da garagem de um prédio, numa manhã. Nessa situação você:
18) O modo eficiente de lidar com o carro "colado" atrás é:
19) Uma das regras fundamentais de primeiros socorros é:
20) Uma pessoa estava trafegando por uma via quando viu um acidente de trânsito. Parou seu veículo em local seguro e foi colaborar no socorro às vítimas. Soube que uma das vítimas não estava usando o cinto de segurança, foi arremessada para fora do veículo, bateu a cabeça e as costas e desmaiou. A ajuda neste tipo de caso é importante, mas se a vítima for movimentada poderá ocorrer:
21) Em uma estrada, um motorista depara-se com um acidente ocasionado pela colisão de dois ônibus. No interior dos veículos encontram-se algumas vítimas, queixando-se de fome, sede e dores musculares. Nesse caso, a conduta correta do motorista, além de sinalizar o local e chamar o socorro médico, deve ser:
22) Existem Providências a serem tomadas até a chegada de um socorro profissional, como:
23) Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:
24) Em uma avenida ocorre um acidente com vítimas presas nas ferragens. O serviço de atendimento às emergências mais indicado para ser acionado nese tipo de situação é:
25) Um pedestre é atropelado por um ônibus. A vítima informa estar com frio e quer ser removida para outro local. Nessa situação deve-se:
26) São consideradas medidas corretas para sinalização do local do acidente:
27) É obrigatório o uso do cinto de segurança pelos ocupantes sentados no banco traseiro do veículo. Esta afirmação é:
28) A educação para o trânsito é um direito de todos e tem por finalidade principal:
29) Após atropelamento, a vítima apresenta fratura exposta na perna direita. Nessa situação, deve-se:
30) Qual a primeira atitude a ser tomada para auxiliar em caso de acidente?