Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 22/04/2019  as  02:57 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) Um pedestre é atropelado por um ônibus. A vítima informa estar com frio e quer ser removida para outro local. Nessa situação deve-se:



2) Ao cair de bicicleta, um ciclista sem capacete bate a cabeça no degrau entre a calçada e o asfalto. O atendimento mais adequado de primeiros socorros à vítima, com suspeita de fratura na coluna vertebral na região, do pescoço, é:



3) Para se evitar a hidroplanagem você deve:



4) Uma velocidade compátivel com a segurança permite ao condutor:



5) Um condutor dirige o veículo com excesso de velocidade, avançando os sinais de trânsito. Esta atitude caracteriza o condutor como:



6) A fadiga, o sono e ingestão de álcool são problemas físicos que aumentam as chances de ocorrer acidentes. Esta afirmação é:



7) Contribui para um trânsito seguro:



8) Dirigindo um veículo, o condutor que encontrar crianças, pessoas idosas ou deficientes físicos atravessando a via deve:



9) A utilização de aparelho celular ao conduzir veículo é proibida, pois:



10) Qual a primeira atitude a ser tomada para auxiliar em caso de acidente?



11) Um motorista pára o seu veículo em uma avenida com tráfego intenso, a fim de realizar troca de pneus, e é atropelado por uma motocicleta. Nessa situação, como conduta de primeiros socorros, o motociclista deve:



12) Quando o sinal está aberto para o seu veículo e um pedestre atravessa à sua frente, você:



13) ao correr para atravessar a rua, o pedestre torceu o pé direito e queixa-se de dor na região do tornozelo. Nessa situação, considera-se conduta de primeiros socorros:



14) São consideradas medidas corretas para sinalização do local do acidente:



15) Ao atender as vítimas de uma colisão entre dois carros, a pessoa que socorre deverá soltar o cinto de segurança, sem movimentar o corpo delas, APENAS quando:



16) Em uma rodovia de pista dupla, em região serrana, você está dirigindo sozinho, à noite, sob intensa neblina, e se envolve em um acidente do tipo engavetamento, em que há diversos veículos atravessados na pista. Você não sofre lesões. Sendo o seu o último automóvel, o procedimento mais adequado é:



17) A vítima de um acidente de carro apresenta sangramento intenso no braço direito, suspeita de fratura na perna esquerda e dor na região do peito. Nessa situação, após colocar luvas de proteção, a primeira conduta a ser tomada pela pessoa que vai ajudar a socorrer será:



18) Você volta cansado do trabalho, transitando por uma via de tráfego intenso. Nessa situação você:



19) O condutor, no trânsito, deve ter percepção e respeito as expectativas das pessoas, adotando uma postura adequada, sendo:



20) O modo eficiente de lidar com o carro "colado" atrás é:



21) O condutor defensivo, antes de realizar uma ultrapassagem, deve:



22) Chove forte e o limpador de para-brisa de seu veículo não está sendo suficiente para manter a visibilidade. Nessa situação você:



23) Áreas de transição entre vias urbanas e rodoviárias requerem cuidados especiais. Você:



24) Você dirige em uma pista dupla e atenta para um ônibus que está parado na faixa da direita, aguardando alguns passageiros descerem. De repente, duas pessoas aparecem pela lateral dianteira do ônibus, atravessando a rua na sua frente, fora da faixa de segurança. O semáforo, a alguns metros, está verde. Nesta situação você:



25) A posição correta de um bom motorista é:



26) Após colisão frontal de dois veículos, o motorista está inconsciente. Nessa situação, a conduta mais indicada para o socorro da vítima é:



27) Em qual das condições descritas é maior a chance de ocorrer acidentes, devendo, portanto, o condutor redobrar sua atenção?



28) Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:



29) A finalidade do cinto de segurança é:



30) O motorista ideal deve dirigir sempre: