Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 02/04/2026  as  12:33 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) Um dos procedimentos correto a ser adotado na ocorrência de quadro de hemorragia externa, logo após acidente de trânsito, no local, é:
2) A educação para o trânsito é um direito de todos e tem por finalidade principal:
3) Você esta vivendo uma crise conjugal. Trafegando em um trecho com grande movimento de veículos e pedestres, você:
4) Em um acostamento da rodovia, ao fazer reparos na parte elétrica de seu veículo, um motorista lesou sua mão com uma ferramento, ocasionando sangramento abundante. Como medida de primeiros socorros para estancar o sangramento, ele deverá:
5) Ao pegar um trânsito congestionado, o motorista deve:
6) Ao se deparar com pedestres atravessando a via, o comportamento seguro do condutor deve ser:
7) O condutor, no trânsito, deve ter percepção e respeito as expectativas das pessoas, adotando uma postura adequada, sendo:
8) Num cruzamento, se o semáforo estiver aceso na fase amarela, permanentemente, ou piscando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
9) Ao se prestar socorro a uma vítima de acidente de trânsito, recém ocorrido, o comportamento mais seguro será:
10) Ao dar marcha-a-ré com o veículo, um comportamento seguro do condutor será:
11) A vítima de um acidente de carro apresenta sangramento intenso no braço direito, suspeita de fratura na perna esquerda e dor na região do peito. Nessa situação, após colocar luvas de proteção, a primeira conduta a ser tomada pela pessoa que vai ajudar a socorrer será:
12) Ao perceber que um outro veículo vai ultrapassá-lo, um comportamento seguro do condutor deve ser:
13) O motorista do veículo aproxima-se de uma curva acentuada à direita. Poderá perder o controle do veículo, sair da faixa de rolamento e colidir com o veículo que trafega em sentido contrário, em função da ação da força centrífuga. Para evitar esse tipo de colisão, um motorista defensivo deverá:
14) Em um acidente de trânsito, ocasionado pela colisão de dois carros, há quatro vítimas presas nas ferragens e inconscientes. Nesse caso, deve-se:
15) Quando receber uma chamada pelo telefone celular, estando com o veículo em movimento o procedimento correto é:
16) Qual a primeira atitude a ser tomada para auxiliar em caso de acidente?
17) Aquaplanagem é um fenômeno que ocorre a partir de uma determinada velocidade do veículo, quando a pista está molhada, e que pode causar:
18) O modo eficiente de lidar com o carro "colado" atrás é:
19) É noite, o seu veículo começa a apresentar problemas na direção. Você:
20) Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:
21) Um motociclista colide com um carro em alta velocidade e o motociclista é jogado contra o chão. Qual das condutas abaixo é correta?
22) O efeito da bebida alcoólica no organismo humano:
23) Uma velocidade compátivel com a segurança permite ao condutor:
24) Você volta cansado do trabalho, transitando por uma via de tráfego intenso. Nessa situação você:
25) É obrigatório o uso do cinto de segurança pelos ocupantes sentados no banco traseiro do veículo. Esta afirmação é:
26) Ao cair de bicicleta, um ciclista sem capacete bate a cabeça no degrau entre a calçada e o asfalto. O atendimento mais adequado de primeiros socorros à vítima, com suspeita de fratura na coluna vertebral na região, do pescoço, é:
27) O condutor que dirige defensivamente deve sempre:
28) Em uma rodovia de pista dupla, em região serrana, você está dirigindo sozinho, à noite, sob intensa neblina, e se envolve em um acidente do tipo engavetamento, em que há diversos veículos atravessados na pista. Você não sofre lesões. Sendo o seu o último automóvel, o procedimento mais adequado é:
29) Em um cruzamento sinalizado, um comportamento seguro para o condutor deve ser:
30) Ao desviar de um cavalo que atravessou a estrada, um motorista colide seu carro em uma cerca. Ao ser socorrido por populares, o motorista queixa-se de dor de cabeça muito forte. Nessa situação, os socorristas devem: