Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 19/08/2019  as  00:22 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) Para transpor uma passagem de nível com uma ferrovia, sem cancela, o condutor deve:



2) O condutor de veículo que respeita a sinalização, assim como expectativa de outras pessoas, (pedestres e condutores):



3) A educação para o trânsito é um direito de todos e tem por finalidade principal:



4) Quando receber uma chamada pelo telefone celular, estando com o veículo em movimento o procedimento correto é:



5) O condutor que assume um comportamento seguro é aquele que:



6) Em uma rodovia de pista dupla, em região serrana, você está dirigindo sozinho, à noite, sob intensa neblina, e se envolve em um acidente do tipo engavetamento, em que há diversos veículos atravessados na pista. Você não sofre lesões. Sendo o seu o último automóvel, o procedimento mais adequado é:



7) Após uma noite em claro, o condutor deve:



8) Para você dirigir sem arriscar a vida é preciso:



9) Chove forte e o limpador de para-brisa de seu veículo não está sendo suficiente para manter a visibilidade. Nessa situação você:



10) Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:



11) Uma pessoa é atropelada por um ciclista ao descer de um ônibus, está estendida no chão e queixa-se de muita dor. Nesse caso. a conduta de primeiros socorros é:



12) O passageiro ao lado tenta irritá-lo com uma discussão. Nessa situação você:



13) Num cruzamento, se o semáforo estiver aceso na fase amarela, permanentemente, ou piscando, um comportamento seguro do condutor deve ser:



14) Você dirige em uma pista dupla e atenta para um ônibus que está parado na faixa da direita, aguardando alguns passageiros descerem. De repente, duas pessoas aparecem pela lateral dianteira do ônibus, atravessando a rua na sua frente, fora da faixa de segurança. O semáforo, a alguns metros, está verde. Nesta situação você:



15) O condutor que dirige com segurança é aquele que:



16) Um motorista pára o seu veículo em uma avenida com tráfego intenso, a fim de realizar troca de pneus, e é atropelado por uma motocicleta. Nessa situação, como conduta de primeiros socorros, o motociclista deve:



17) O condutor pode acionar a buzina como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos com:



18) Dois veículos trafegam numa via. O veiculo B, que está atrás mantem uma distância de segurança para o veículo a que segue à frente, conforme recomenda os preceitos da direção defensiva, e as normas de trânsito. Nesse caso é correto afirmar que a distância do veiculo B para o veículo A:



19) Dirigindo um veículo, o condutor que encontrar crianças, pessoas idosas ou deficientes físicos atravessando a via deve:



20) Ao atender um motociclista com alteração de consciência, após bater a cabeça no chão, deve-se:



21) Entre outros efeitos, o álcool provoca no condutor do veículo:



22) O condutor defensivo, antes de realizar uma ultrapassagem, deve:



23) Em um acostamento da rodovia, ao fazer reparos na parte elétrica de seu veículo, um motorista lesou sua mão com uma ferramento, ocasionando sangramento abundante. Como medida de primeiros socorros para estancar o sangramento, ele deverá:



24) Ao se prestar socorro a uma vítima de acidente de trânsito, recém ocorrido, o comportamento mais seguro será:



25) O interesse do condutor, na cidade, é de se deslocar com segurança o mais rápido e o mais facilmente possível. Você:



26) Um motociclista colide com um carro em alta velocidade e o motociclista é jogado contra o chão. Qual das condutas abaixo é correta?



27) O modo eficiente de lidar com o carro "colado" atrás é:



28) Um pedestre é atropelado por um ônibus. A vítima informa estar com frio e quer ser removida para outro local. Nessa situação deve-se:



29) Em um acidente de trânsito, ocasionado pela colisão de dois carros, há quatro vítimas presas nas ferragens e inconscientes. Nesse caso, deve-se:



30) ao correr para atravessar a rua, o pedestre torceu o pé direito e queixa-se de dor na região do tornozelo. Nessa situação, considera-se conduta de primeiros socorros: