Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 20/04/2026  as  15:02 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) O condutor de veículo que respeita a sinalização, assim como expectativa de outras pessoas, (pedestres e condutores):
2) Em um cruzamento sinalizado, um comportamento seguro para o condutor deve ser:
3) Transitando com seu veículo numa rua em que haja pedestres atravessando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
4) Ao se deparar com pedestres atravessando a via, o comportamento seguro do condutor deve ser:
5) Com o acúmulo de água na pista pode ocorrer a aquaplanagem se o veículo estiver:
6) Entre outros efeitos, o álcool provoca no condutor do veículo:
7) Para se evitar a hidroplanagem você deve:
8) Você esta vivendo uma crise conjugal. Trafegando em um trecho com grande movimento de veículos e pedestres, você:
9) Um motociclista colide com um carro em alta velocidade e o motociclista é jogado contra o chão. Qual das condutas abaixo é correta?
10) O condutor pode acionar a buzina como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos com:
11) Quando o sinal está aberto para o seu veículo e um pedestre atravessa à sua frente, você:
12) Após ser atropelada por uma motocicleta, a vítima tenta se movimentar e quer ir embora, pois sente-se bem, apesar da dor nas costas e pernas. Nesse caso aconselha-se:
13) Anselmo tem muito cuidado com seu veículo. Mora em uma rua de duplo sentido de circulação, quase na esquina com um cruzamento, onde há grande fluxo de pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos. O espaço de sua garagem é muito apertado. Durante o dia, Anselmo tem o hábito de deixar o veículo estacionado em frente à sua casa, bem "colado" ao portão, com os dois pneus direitos sobre a calçada, a fim de evitar colisões em seu veículo. Conforme o CTB e os preceitos da direção defensiva, Anselmo está:
14) ao correr para atravessar a rua, o pedestre torceu o pé direito e queixa-se de dor na região do tornozelo. Nessa situação, considera-se conduta de primeiros socorros:
15) É atitude do condutor defensivo, quando ingerir bebida alcoólica:
16) Você está voltando de um churrasco por uma rodovia, quando surge uma indisposição física. Nessa situação você:
17) Quando você estiver conduzindo um veículo, deve se lembrar que também pode ser pedestre e assim:
18) A utilização de aparelho celular ao conduzir veículo é proibida, pois:
19) O atendimento inicial a um acidentado com sangramento intenso em um dos braços deve ser a aplicação de:
20) Ao deparar-se com um acidente de trânsito, o motorista deve:
21) Sobre o cinto de segurança, é correto afirmar que:
22) Dirigindo-se para o trabalho em avenida bastante movimentada seu veículo começa a falhar, você:
23) Após tropeçar e cair na calçada de uma via pública, uma jovem apresenta sangramento na testa. Um motorista de táxi a socorre, adotando corretamente o procedimento de:
24) Em uma avenida ocorre um acidente com vítimas presas nas ferragens. O serviço de atendimento às emergências mais indicado para ser acionado nese tipo de situação é:
25) São consideradas medidas corretas para sinalização do local do acidente:
26) Mapas rodoviários facilitam a circulação em regiões desconhecidas. Você deve:
27) Ao atender as vítimas de uma colisão entre dois carros, a pessoa que socorre deverá soltar o cinto de segurança, sem movimentar o corpo delas, APENAS quando:
28) O passageiro ao lado tenta irritá-lo com uma discussão. Nessa situação você:
29) Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:
30) Uma velocidade compátivel com a segurança permite ao condutor: