Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 17/01/2022  as  06:18 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) Sobre o cinto de segurança, é correto afirmar que:



2) Condições adversas são inúmeras situações no trânsito potencialmente causadoras de acidentes. A fadiga, o álcool e o sono, por exemplo, são condições adversas relativas:



3) O motorista da direção defensiva preventiva é aquele que:



4) Quando o sinal está aberto para o seu veículo e um pedestre atravessa à sua frente, você:



5) Chove forte e o limpador de para-brisa de seu veículo não está sendo suficiente para manter a visibilidade. Nessa situação você:



6) Entre outros efeitos, o álcool provoca no condutor do veículo:



7) Ao dirigir o veículo e perceber que há ciclistas no trânsito, um comportamento seguro do condutor, ao ultrapassá-los, será:



8) O motorista ideal deve dirigir sempre:



9) Uma velocidade compátivel com a segurança permite ao condutor:



10) Ao se aproximar de um cruzamento, com o semáforo indicando sinal verde, um comportamento seguro do condutor deve ser:



11) O condutor de veículo, transitando por vias onde haja escolas ou grande movimentação de pedestres:



12) Num estouro ou esvaziamento súbito de um pneu, o condutor deve:



13) O condutor que assume um comportamento seguro é aquele que:



14) Sandoval, motorista defensivo, está trafegando à noite por uma pista de sentido duplo de direção, sob uma forte chuva. Na pista há acúmulo de água no asfalto, formando grandes poças d'água. Nessas condições adversas, dirigir um veículo requer muito cuidado e perícia. Neste caso, para evitar o efeito da aquaplanagem, Sandoval deverá:



15) A educação para o trânsito é um direito de todos e tem por finalidade principal:



16) Um carro em alta velocidade colidiu com uma árvore e o cinto de segurança está dificultando a respiração. A conduta a ser tomada pela pessoa que socorre é:



17) Após ser atropelada por uma motocicleta, a vítima tenta se movimentar e quer ir embora, pois sente-se bem, apesar da dor nas costas e pernas. Nesse caso aconselha-se:



18) Um condutor dirige o veículo com excesso de velocidade, avançando os sinais de trânsito. Esta atitude caracteriza o condutor como:



19) Uma pessoa é atropelada por um ciclista ao descer de um ônibus, está estendida no chão e queixa-se de muita dor. Nesse caso. a conduta de primeiros socorros é:



20) Ao desviar de um cavalo que atravessou a estrada, um motorista colide seu carro em uma cerca. Ao ser socorrido por populares, o motorista queixa-se de dor de cabeça muito forte. Nessa situação, os socorristas devem:



21) Ao atender um motociclista com alteração de consciência, após bater a cabeça no chão, deve-se:



22) Em trecho com declive acentuado, todo condutor de veículo automotor deverá:



23) Contribui para um trânsito seguro:



24) Em um acostamento da rodovia, ao fazer reparos na parte elétrica de seu veículo, um motorista lesou sua mão com uma ferramento, ocasionando sangramento abundante. Como medida de primeiros socorros para estancar o sangramento, ele deverá:



25) Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:



26) É noite, o seu veículo começa a apresentar problemas na direção. Você:



27) Um pedestre é atropelado por um ônibus. A vítima informa estar com frio e quer ser removida para outro local. Nessa situação deve-se:



28) O atendimento inicial a um acidentado com sangramento intenso em um dos braços deve ser a aplicação de:



29) Uma das regras fundamentais de primeiros socorros é:



30) O motorista do veículo aproxima-se de uma curva acentuada à direita. Poderá perder o controle do veículo, sair da faixa de rolamento e colidir com o veículo que trafega em sentido contrário, em função da ação da força centrífuga. Para evitar esse tipo de colisão, um motorista defensivo deverá: