Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 11/05/2026  as  10:51 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) Ao se aproximar de um cruzamento, com o semáforo indicando sinal verde, um comportamento seguro do condutor deve ser:
2) Num cruzamento, se o semáforo estiver aceso na fase amarela, permanentemente, ou piscando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
3) Num estouro ou esvaziamento súbito de um pneu, o condutor deve:
4) É atitude do condutor defensivo, quando ingerir bebida alcoólica:
5) É obrigatório o uso do cinto de segurança pelos ocupantes sentados no banco traseiro do veículo. Esta afirmação é:
6) Ao perceber que um outro veículo vai ultrapassá-lo, um comportamento seguro do condutor deve ser:
7) Transitando com seu veículo numa rua em que haja pedestres atravessando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
8) Condições adversas são inúmeras situações no trânsito potencialmente causadoras de acidentes. A fadiga, o álcool e o sono, por exemplo, são condições adversas relativas:
9) Você está dirigindo seu veículo corretamente e, de repente, o condutor de um veículo à sua frente demora para abrir caminho para a sua ultrapassagem. Diante disso, você:
10) Em qual das condições descritas é maior a chance de ocorrer acidentes, devendo, portanto, o condutor redobrar sua atenção?
11) Contribui para um trânsito seguro:
12) O efeito da bebida alcoólica no organismo humano:
13) O modo eficiente de lidar com o carro "colado" atrás é:
14) O condutor defensivo, antes de realizar uma ultrapassagem, deve:
15) Em uma estrada, um motorista depara-se com um acidente ocasionado pela colisão de dois ônibus. No interior dos veículos encontram-se algumas vítimas, queixando-se de fome, sede e dores musculares. Nesse caso, a conduta correta do motorista, além de sinalizar o local e chamar o socorro médico, deve ser:
16) Em trecho com declive acentuado, todo condutor de veículo automotor deverá:
17) Qual a primeira atitude a ser tomada para auxiliar em caso de acidente?
18) Um pedestre é atropelado por um ônibus. A vítima informa estar com frio e quer ser removida para outro local. Nessa situação deve-se:
19) Certo motorista presenciou um atropelamento em uma via urbana, em que a vítima sofreu ferimentos generalizados permanecendo deitada na pista. O condutor envolvido fugiu do local do acidente com seu veículo. Nesta situação, deve-se, imediatamente:
20) Ao deparar-se com um acidente de trânsito, o motorista deve:
21) Dois veículos trafegam numa via. O veiculo B, que está atrás mantem uma distância de segurança para o veículo a que segue à frente, conforme recomenda os preceitos da direção defensiva, e as normas de trânsito. Nesse caso é correto afirmar que a distância do veiculo B para o veículo A:
22) Uma pessoa estava trafegando por uma via quando viu um acidente de trânsito. Parou seu veículo em local seguro e foi colaborar no socorro às vítimas. Soube que uma das vítimas não estava usando o cinto de segurança, foi arremessada para fora do veículo, bateu a cabeça e as costas e desmaiou. A ajuda neste tipo de caso é importante, mas se a vítima for movimentada poderá ocorrer:
23) Você dirige em uma pista dupla e atenta para um ônibus que está parado na faixa da direita, aguardando alguns passageiros descerem. De repente, duas pessoas aparecem pela lateral dianteira do ônibus, atravessando a rua na sua frente, fora da faixa de segurança. O semáforo, a alguns metros, está verde. Nesta situação você:
24) Após colisão frontal de dois veículos, o motorista está inconsciente. Nessa situação, a conduta mais indicada para o socorro da vítima é:
25) A utilização de aparelho celular ao conduzir veículo é proibida, pois:
26) Ao desviar de um cavalo que atravessou a estrada, um motorista colide seu carro em uma cerca. Ao ser socorrido por populares, o motorista queixa-se de dor de cabeça muito forte. Nessa situação, os socorristas devem:
27) Em uma avenida ocorre um acidente com vítimas presas nas ferragens. O serviço de atendimento às emergências mais indicado para ser acionado nese tipo de situação é:
28) O condutor de veículo que respeita a sinalização, assim como expectativa de outras pessoas, (pedestres e condutores):
29) Quando você estiver conduzindo um veículo, deve se lembrar que também pode ser pedestre e assim:
30) A vítima de um acidente de carro apresenta sangramento intenso no braço direito, suspeita de fratura na perna esquerda e dor na região do peito. Nessa situação, após colocar luvas de proteção, a primeira conduta a ser tomada pela pessoa que vai ajudar a socorrer será: