Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 10/12/2025  as  09:34 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) O motorista do veículo aproxima-se de uma curva acentuada à direita. Poderá perder o controle do veículo, sair da faixa de rolamento e colidir com o veículo que trafega em sentido contrário, em função da ação da força centrífuga. Para evitar esse tipo de colisão, um motorista defensivo deverá:
2) Chove forte e o limpador de para-brisa de seu veículo não está sendo suficiente para manter a visibilidade. Nessa situação você:
3) A fadiga, o sono e ingestão de álcool são problemas físicos que aumentam as chances de ocorrer acidentes. Esta afirmação é:
4) Com o acúmulo de água na pista pode ocorrer a aquaplanagem se o veículo estiver:
5) Transitando com seu veículo numa rua em que haja pedestres atravessando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
6) O condutor defensivo percebe que o veículo está "puxando" para a direita. Deve conhecer que uma possível causa desse problema é:
7) O interesse do condutor, na cidade, é de se deslocar com segurança o mais rápido e o mais facilmente possível. Você:
8) Você volta cansado do trabalho, transitando por uma via de tráfego intenso. Nessa situação você:
9) O ônibus à sua frente parou no ponto e, então, você decide ultrapassá-lo. Nesse caso, o procedimento mais adequado é:
10) Áreas de transição entre vias urbanas e rodoviárias requerem cuidados especiais. Você:
11) Condições adversas são inúmeras situações no trânsito potencialmente causadoras de acidentes. A fadiga, o álcool e o sono, por exemplo, são condições adversas relativas:
12) A educação para o trânsito é um direito de todos e tem por finalidade principal:
13) Num cruzamento, se o semáforo estiver aceso na fase amarela, permanentemente, ou piscando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
14) Sobre o cinto de segurança, é correto afirmar que:
15) É obrigatório o uso do cinto de segurança pelos ocupantes sentados no banco traseiro do veículo. Esta afirmação é:
16) Em qual das condições descritas é maior a chance de ocorrer acidentes, devendo, portanto, o condutor redobrar sua atenção?
17) Um pedestre é atropelado por um ônibus. A vítima informa estar com frio e quer ser removida para outro local. Nessa situação deve-se:
18) Uma pessoa estava trafegando por uma via quando viu um acidente de trânsito. Parou seu veículo em local seguro e foi colaborar no socorro às vítimas. Soube que uma das vítimas não estava usando o cinto de segurança, foi arremessada para fora do veículo, bateu a cabeça e as costas e desmaiou. A ajuda neste tipo de caso é importante, mas se a vítima for movimentada poderá ocorrer:
19) Após colisão frontal de dois veículos, o motorista está inconsciente. Nessa situação, a conduta mais indicada para o socorro da vítima é:
20) Para que o condutor tenha um comportamento seguro na via é necessário:
21) Um carro em alta velocidade colidiu com uma árvore e o cinto de segurança está dificultando a respiração. A conduta a ser tomada pela pessoa que socorre é:
22) Ao deparar-se com um acidente de trânsito, o motorista deve:
23) Você esta vivendo uma crise conjugal. Trafegando em um trecho com grande movimento de veículos e pedestres, você:
24) O condutor pode acionar a buzina como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos com:
25) Em um cruzamento sinalizado, um comportamento seguro para o condutor deve ser:
26) Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:
27) Ao atender um motociclista com alteração de consciência, após bater a cabeça no chão, deve-se:
28) Após ser atropelada por uma motocicleta, a vítima tenta se movimentar e quer ir embora, pois sente-se bem, apesar da dor nas costas e pernas. Nesse caso aconselha-se:
29) Como você deve entender primeiros socorros:
30) Após atropelamento, a vítima apresenta fratura exposta na perna direita. Nessa situação, deve-se: