Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 21/03/2026  as  12:58 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) Num estouro ou esvaziamento súbito de um pneu, o condutor deve:
2) Quando receber uma chamada pelo telefone celular, estando com o veículo em movimento o procedimento correto é:
3) Num cruzamento, se o semáforo estiver aceso na fase amarela, permanentemente, ou piscando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
4) O modo eficiente de lidar com o carro "colado" atrás é:
5) Transitando com seu veículo numa rua em que haja pedestres atravessando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
6) O condutor pode acionar a buzina como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos com:
7) Dirigindo um veículo, o condutor que encontrar crianças, pessoas idosas ou deficientes físicos atravessando a via deve:
8) O condutor defensivo, antes de realizar uma ultrapassagem, deve:
9) Em uma rodovia de pista dupla, em região serrana, você está dirigindo sozinho, à noite, sob intensa neblina, e se envolve em um acidente do tipo engavetamento, em que há diversos veículos atravessados na pista. Você não sofre lesões. Sendo o seu o último automóvel, o procedimento mais adequado é:
10) Ao se deparar com pedestres atravessando a via, o comportamento seguro do condutor deve ser:
11) Para se evitar a hidroplanagem você deve:
12) O motorista do veículo aproxima-se de uma curva acentuada à direita. Poderá perder o controle do veículo, sair da faixa de rolamento e colidir com o veículo que trafega em sentido contrário, em função da ação da força centrífuga. Para evitar esse tipo de colisão, um motorista defensivo deverá:
13) O efeito da bebida alcoólica no organismo humano:
14) É noite, o seu veículo começa a apresentar problemas na direção. Você:
15) Você está voltando de um churrasco por uma rodovia, quando surge uma indisposição física. Nessa situação você:
16) O motorista que não mantêm a distância de seguimento pode envolver-se em colisão com o:
17) Um motociclista colide com um carro em alta velocidade e o motociclista é jogado contra o chão. Qual das condutas abaixo é correta?
18) Após uma noite em claro, o condutor deve:
19) A fadiga, o sono e ingestão de álcool são problemas físicos que aumentam as chances de ocorrer acidentes. Esta afirmação é:
20) Como você deve entender primeiros socorros:
21) Uma mãe deve viajar em um veículo automotor transportando seu bebê no colo?
22) Ao dirigir o veículo e perceber que há ciclistas no trânsito, um comportamento seguro do condutor, ao ultrapassá-los, será:
23) Um ciclista é atropelado por um carro e desmaia após bater a cabeça no chão. Em relação à vítima, a pessoa que for socorrê-la deve:
24) O atendimento inicial a um acidentado com sangramento intenso em um dos braços deve ser a aplicação de:
25) Ao se prestar socorro a uma vítima de acidente de trânsito, recém ocorrido, o comportamento mais seguro será:
26) Ao deparar-se com um acidente de trânsito, o motorista deve:
27) Ao atender as vítimas de uma colisão entre dois carros, a pessoa que socorre deverá soltar o cinto de segurança, sem movimentar o corpo delas, APENAS quando:
28) A vítima de um acidente de carro apresenta sangramento intenso no braço direito, suspeita de fratura na perna esquerda e dor na região do peito. Nessa situação, após colocar luvas de proteção, a primeira conduta a ser tomada pela pessoa que vai ajudar a socorrer será:
29) Em uma avenida ocorre um acidente com vítimas presas nas ferragens. O serviço de atendimento às emergências mais indicado para ser acionado nese tipo de situação é:
30) Após ser atropelada por uma motocicleta, a vítima tenta se movimentar e quer ir embora, pois sente-se bem, apesar da dor nas costas e pernas. Nesse caso aconselha-se: