Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 06/02/2026  as  09:41 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) O ônibus à sua frente parou no ponto e, então, você decide ultrapassá-lo. Nesse caso, o procedimento mais adequado é:
2) Num cruzamento, se o semáforo estiver aceso na fase amarela, permanentemente, ou piscando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
3) A utilização de aparelho celular ao conduzir veículo é proibida, pois:
4) A educação para o trânsito é um direito de todos e tem por finalidade principal:
5) A finalidade do cinto de segurança é:
6) Áreas de transição entre vias urbanas e rodoviárias requerem cuidados especiais. Você:
7) O condutor defensivo, antes de realizar uma ultrapassagem, deve:
8) Ao dirigir o veículo e perceber que há ciclistas no trânsito, um comportamento seguro do condutor, ao ultrapassá-los, será:
9) Qual o procedimento correto para se fazer curvas com segurança?
10) Para se evitar a hidroplanagem você deve:
11) Existem Providências a serem tomadas até a chegada de um socorro profissional, como:
12) Em uma estrada, um motorista depara-se com um acidente ocasionado pela colisão de dois ônibus. No interior dos veículos encontram-se algumas vítimas, queixando-se de fome, sede e dores musculares. Nesse caso, a conduta correta do motorista, além de sinalizar o local e chamar o socorro médico, deve ser:
13) Em qual das condições descritas é maior a chance de ocorrer acidentes, devendo, portanto, o condutor redobrar sua atenção?
14) O condutor que dirige com segurança é aquele que:
15) Após atropelamento, a vítima apresenta fratura exposta na perna direita. Nessa situação, deve-se:
16) Um carro em alta velocidade colidiu com uma árvore e o cinto de segurança está dificultando a respiração. A conduta a ser tomada pela pessoa que socorre é:
17) Ao desviar de um cavalo que atravessou a estrada, um motorista colide seu carro em uma cerca. Ao ser socorrido por populares, o motorista queixa-se de dor de cabeça muito forte. Nessa situação, os socorristas devem:
18) Uma das regras fundamentais de primeiros socorros é:
19) Qual a primeira atitude a ser tomada para auxiliar em caso de acidente?
20) Você está atrasado, saindo da garagem de um prédio, numa manhã. Nessa situação você:
21) A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança nas estradas é favorável para condutores e passageiros porque evita:
22) Ao se aproximar de um cruzamento, com o semáforo indicando sinal verde, um comportamento seguro do condutor deve ser:
23) Uma pessoa é atropelada por um ciclista ao descer de um ônibus, está estendida no chão e queixa-se de muita dor. Nesse caso. a conduta de primeiros socorros é:
24) O motorista ideal deve dirigir sempre:
25) Transitando com seu veículo numa rua em que haja pedestres atravessando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
26) A vítima de um acidente de carro apresenta sangramento intenso no braço direito, suspeita de fratura na perna esquerda e dor na região do peito. Nessa situação, após colocar luvas de proteção, a primeira conduta a ser tomada pela pessoa que vai ajudar a socorrer será:
27) Num estouro ou esvaziamento súbito de um pneu, o condutor deve:
28) Mapas rodoviários facilitam a circulação em regiões desconhecidas. Você deve:
29) Um motociclista colide com um carro em alta velocidade e o motociclista é jogado contra o chão. Qual das condutas abaixo é correta?
30) Quando você estiver conduzindo um veículo, deve se lembrar que também pode ser pedestre e assim: