Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 07/05/2026  as  03:46 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) Entre outros efeitos, o álcool provoca no condutor do veículo:
2) Chove forte e o limpador de para-brisa de seu veículo não está sendo suficiente para manter a visibilidade. Nessa situação você:
3) Quando o sinal está aberto para o seu veículo e um pedestre atravessa à sua frente, você:
4) Quando receber uma chamada pelo telefone celular, estando com o veículo em movimento o procedimento correto é:
5) Você está voltando de um churrasco por uma rodovia, quando surge uma indisposição física. Nessa situação você:
6) O atendimento inicial a um acidentado com sangramento intenso em um dos braços deve ser a aplicação de:
7) Em uma rodovia de pista dupla, em região serrana, você está dirigindo sozinho, à noite, sob intensa neblina, e se envolve em um acidente do tipo engavetamento, em que há diversos veículos atravessados na pista. Você não sofre lesões. Sendo o seu o último automóvel, o procedimento mais adequado é:
8) Para se evitar a hidroplanagem você deve:
9) Anselmo tem muito cuidado com seu veículo. Mora em uma rua de duplo sentido de circulação, quase na esquina com um cruzamento, onde há grande fluxo de pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos. O espaço de sua garagem é muito apertado. Durante o dia, Anselmo tem o hábito de deixar o veículo estacionado em frente à sua casa, bem "colado" ao portão, com os dois pneus direitos sobre a calçada, a fim de evitar colisões em seu veículo. Conforme o CTB e os preceitos da direção defensiva, Anselmo está:
10) O motorista ideal deve dirigir sempre:
11) Uma ação que melhora as condições físicas do condutor é:
12) O motorista que não mantêm a distância de seguimento pode envolver-se em colisão com o:
13) Contribui para um trânsito seguro:
14) São consideradas medidas corretas para sinalização do local do acidente:
15) Em qual das condições descritas é maior a chance de ocorrer acidentes, devendo, portanto, o condutor redobrar sua atenção?
16) O condutor defensivo percebe que o veículo está "puxando" para a direita. Deve conhecer que uma possível causa desse problema é:
17) O passageiro ao lado tenta irritá-lo com uma discussão. Nessa situação você:
18) Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:
19) Ao desviar de um cavalo que atravessou a estrada, um motorista colide seu carro em uma cerca. Ao ser socorrido por populares, o motorista queixa-se de dor de cabeça muito forte. Nessa situação, os socorristas devem:
20) Um motociclista colide com um carro em alta velocidade e o motociclista é jogado contra o chão. Qual das condutas abaixo é correta?
21) Ao pegar um trânsito congestionado, o motorista deve:
22) Após ser atropelada por uma motocicleta, a vítima tenta se movimentar e quer ir embora, pois sente-se bem, apesar da dor nas costas e pernas. Nesse caso aconselha-se:
23) Um condutor dirige o veículo com excesso de velocidade, avançando os sinais de trânsito. Esta atitude caracteriza o condutor como:
24) Uma pessoa estava trafegando por uma via quando viu um acidente de trânsito. Parou seu veículo em local seguro e foi colaborar no socorro às vítimas. Soube que uma das vítimas não estava usando o cinto de segurança, foi arremessada para fora do veículo, bateu a cabeça e as costas e desmaiou. A ajuda neste tipo de caso é importante, mas se a vítima for movimentada poderá ocorrer:
25) ao correr para atravessar a rua, o pedestre torceu o pé direito e queixa-se de dor na região do tornozelo. Nessa situação, considera-se conduta de primeiros socorros:
26) A posição correta de um bom motorista é:
27) Um ciclista é atropelado por um carro e desmaia após bater a cabeça no chão. Em relação à vítima, a pessoa que for socorrê-la deve:
28) Ao se aproximar de um cruzamento, com o semáforo indicando sinal verde, um comportamento seguro do condutor deve ser:
29) Um pedestre é atropelado por um ônibus. A vítima informa estar com frio e quer ser removida para outro local. Nessa situação deve-se:
30) Sobre o cinto de segurança, é correto afirmar que: