Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 10/12/2025  as  15:38 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) Para se evitar a hidroplanagem você deve:
2) Você está dirigindo numa via arterial, com a velocidade de 50 Km/h e leva uma fechada. O que você faz:
3) A posição correta de um bom motorista é:
4) Ao se aproximar de um cruzamento, com o semáforo indicando sinal verde, um comportamento seguro do condutor deve ser:
5) Quando receber uma chamada pelo telefone celular, estando com o veículo em movimento o procedimento correto é:
6) O motorista que não mantêm a distância de seguimento pode envolver-se em colisão com o:
7) É atitude do condutor defensivo, quando ingerir bebida alcoólica:
8) Você volta cansado do trabalho, transitando por uma via de tráfego intenso. Nessa situação você:
9) O modo eficiente de lidar com o carro "colado" atrás é:
10) A educação para o trânsito é um direito de todos e tem por finalidade principal:
11) Num estouro ou esvaziamento súbito de um pneu, o condutor deve:
12) Qual a primeira atitude a ser tomada para auxiliar em caso de acidente?
13) Existem Providências a serem tomadas até a chegada de um socorro profissional, como:
14) A vítima de um acidente de carro apresenta sangramento intenso no braço direito, suspeita de fratura na perna esquerda e dor na região do peito. Nessa situação, após colocar luvas de proteção, a primeira conduta a ser tomada pela pessoa que vai ajudar a socorrer será:
15) Para você dirigir sem arriscar a vida é preciso:
16) Após uma noite em claro, o condutor deve:
17) Ao dar marcha-a-ré com o veículo, um comportamento seguro do condutor será:
18) Em uma estrada, um motorista depara-se com um acidente ocasionado pela colisão de dois ônibus. No interior dos veículos encontram-se algumas vítimas, queixando-se de fome, sede e dores musculares. Nesse caso, a conduta correta do motorista, além de sinalizar o local e chamar o socorro médico, deve ser:
19) Mapas rodoviários facilitam a circulação em regiões desconhecidas. Você deve:
20) Ao deparar-se com um acidente de trânsito, o motorista deve:
21) Após tropeçar e cair na calçada de uma via pública, uma jovem apresenta sangramento na testa. Um motorista de táxi a socorre, adotando corretamente o procedimento de:
22) O interesse do condutor, na cidade, é de se deslocar com segurança o mais rápido e o mais facilmente possível. Você:
23) Em trecho com declive acentuado, todo condutor de veículo automotor deverá:
24) Ao atender um motociclista com alteração de consciência, após bater a cabeça no chão, deve-se:
25) O condutor de veículo que respeita a sinalização, assim como expectativa de outras pessoas, (pedestres e condutores):
26) Uma pessoa estava trafegando por uma via quando viu um acidente de trânsito. Parou seu veículo em local seguro e foi colaborar no socorro às vítimas. Soube que uma das vítimas não estava usando o cinto de segurança, foi arremessada para fora do veículo, bateu a cabeça e as costas e desmaiou. A ajuda neste tipo de caso é importante, mas se a vítima for movimentada poderá ocorrer:
27) A fadiga, o sono e ingestão de álcool são problemas físicos que aumentam as chances de ocorrer acidentes. Esta afirmação é:
28) O motorista da direção defensiva preventiva é aquele que:
29) ao correr para atravessar a rua, o pedestre torceu o pé direito e queixa-se de dor na região do tornozelo. Nessa situação, considera-se conduta de primeiros socorros:
30) Ao desviar de um cavalo que atravessou a estrada, um motorista colide seu carro em uma cerca. Ao ser socorrido por populares, o motorista queixa-se de dor de cabeça muito forte. Nessa situação, os socorristas devem: