Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 07/02/2026  as  19:07 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) O motorista da direção defensiva preventiva é aquele que:
2) Dirigindo um veículo, o condutor que encontrar crianças, pessoas idosas ou deficientes físicos atravessando a via deve:
3) Uma mãe deve viajar em um veículo automotor transportando seu bebê no colo?
4) O motorista do veículo aproxima-se de uma curva acentuada à direita. Poderá perder o controle do veículo, sair da faixa de rolamento e colidir com o veículo que trafega em sentido contrário, em função da ação da força centrífuga. Para evitar esse tipo de colisão, um motorista defensivo deverá:
5) Ao se aproximar de um cruzamento, com o semáforo indicando sinal verde, um comportamento seguro do condutor deve ser:
6) O modo eficiente de lidar com o carro "colado" atrás é:
7) Ao dar marcha-a-ré com o veículo, um comportamento seguro do condutor será:
8) A finalidade do cinto de segurança é:
9) Num estouro ou esvaziamento súbito de um pneu, o condutor deve:
10) Aquaplanagem é um fenômeno que ocorre a partir de uma determinada velocidade do veículo, quando a pista está molhada, e que pode causar:
11) Ao dirigir o veículo e perceber que há ciclistas no trânsito, um comportamento seguro do condutor, ao ultrapassá-los, será:
12) Mapas rodoviários facilitam a circulação em regiões desconhecidas. Você deve:
13) Você está atrasado, saindo da garagem de um prédio, numa manhã. Nessa situação você:
14) Sobre o cinto de segurança, é correto afirmar que:
15) Com o acúmulo de água na pista pode ocorrer a aquaplanagem se o veículo estiver:
16) Ao desviar de um cavalo que atravessou a estrada, um motorista colide seu carro em uma cerca. Ao ser socorrido por populares, o motorista queixa-se de dor de cabeça muito forte. Nessa situação, os socorristas devem:
17) Em uma avenida ocorre um acidente com vítimas presas nas ferragens. O serviço de atendimento às emergências mais indicado para ser acionado nese tipo de situação é:
18) O passageiro ao lado tenta irritá-lo com uma discussão. Nessa situação você:
19) Para transpor uma passagem de nível com uma ferrovia, sem cancela, o condutor deve:
20) Você esta vivendo uma crise conjugal. Trafegando em um trecho com grande movimento de veículos e pedestres, você:
21) Um pedestre é atropelado por um ônibus. A vítima informa estar com frio e quer ser removida para outro local. Nessa situação deve-se:
22) Após colisão frontal de dois veículos, o motorista está inconsciente. Nessa situação, a conduta mais indicada para o socorro da vítima é:
23) O atendimento inicial a um acidentado com sangramento intenso em um dos braços deve ser a aplicação de:
24) Um carro em alta velocidade colidiu com uma árvore e o cinto de segurança está dificultando a respiração. A conduta a ser tomada pela pessoa que socorre é:
25) Uma das regras fundamentais de primeiros socorros é:
26) Dirigindo-se para o trabalho em avenida bastante movimentada seu veículo começa a falhar, você:
27) Ao atender as vítimas de uma colisão entre dois carros, a pessoa que socorre deverá soltar o cinto de segurança, sem movimentar o corpo delas, APENAS quando:
28) Após ser atropelada por uma motocicleta, a vítima tenta se movimentar e quer ir embora, pois sente-se bem, apesar da dor nas costas e pernas. Nesse caso aconselha-se:
29) É obrigatório o uso do cinto de segurança pelos ocupantes sentados no banco traseiro do veículo. Esta afirmação é:
30) São consideradas medidas corretas para sinalização do local do acidente: