Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 25/02/2026  as  19:25 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) Sobre o cinto de segurança, é correto afirmar que:
2) O motorista da direção defensiva preventiva é aquele que:
3) O passageiro ao lado tenta irritá-lo com uma discussão. Nessa situação você:
4) Quando o sinal está aberto para o seu veículo e um pedestre atravessa à sua frente, você:
5) Uma mãe deve viajar em um veículo automotor transportando seu bebê no colo?
6) O motorista ideal deve dirigir sempre:
7) Ao pegar um trânsito congestionado, o motorista deve:
8) Em qual das condições descritas é maior a chance de ocorrer acidentes, devendo, portanto, o condutor redobrar sua atenção?
9) O condutor defensivo, antes de realizar uma ultrapassagem, deve:
10) Em trecho com declive acentuado, todo condutor de veículo automotor deverá:
11) O modo eficiente de lidar com o carro "colado" atrás é:
12) Ao dirigir o veículo e perceber que há ciclistas no trânsito, um comportamento seguro do condutor, ao ultrapassá-los, será:
13) Para que o condutor tenha um comportamento seguro na via é necessário:
14) Existem Providências a serem tomadas até a chegada de um socorro profissional, como:
15) ao correr para atravessar a rua, o pedestre torceu o pé direito e queixa-se de dor na região do tornozelo. Nessa situação, considera-se conduta de primeiros socorros:
16) Após ser atropelada por uma motocicleta, a vítima tenta se movimentar e quer ir embora, pois sente-se bem, apesar da dor nas costas e pernas. Nesse caso aconselha-se:
17) Você está dirigindo numa via arterial, com a velocidade de 50 Km/h e leva uma fechada. O que você faz:
18) Após colisão frontal de dois veículos, o motorista está inconsciente. Nessa situação, a conduta mais indicada para o socorro da vítima é:
19) Um carro em alta velocidade colidiu com uma árvore e o cinto de segurança está dificultando a respiração. A conduta a ser tomada pela pessoa que socorre é:
20) Uma das regras fundamentais de primeiros socorros é:
21) É atitude do condutor defensivo, quando ingerir bebida alcoólica:
22) A vítima de um acidente de carro apresenta sangramento intenso no braço direito, suspeita de fratura na perna esquerda e dor na região do peito. Nessa situação, após colocar luvas de proteção, a primeira conduta a ser tomada pela pessoa que vai ajudar a socorrer será:
23) Dirigindo um veículo, o condutor que encontrar crianças, pessoas idosas ou deficientes físicos atravessando a via deve:
24) Aquaplanagem é um fenômeno que ocorre a partir de uma determinada velocidade do veículo, quando a pista está molhada, e que pode causar:
25) O condutor, no trânsito, deve ter percepção e respeito as expectativas das pessoas, adotando uma postura adequada, sendo:
26) Transitando com seu veículo numa rua em que haja pedestres atravessando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
27) Após tropeçar e cair na calçada de uma via pública, uma jovem apresenta sangramento na testa. Um motorista de táxi a socorre, adotando corretamente o procedimento de:
28) Ao atender as vítimas de uma colisão entre dois carros, a pessoa que socorre deverá soltar o cinto de segurança, sem movimentar o corpo delas, APENAS quando:
29) A posição correta de um bom motorista é:
30) Em uma avenida ocorre um acidente com vítimas presas nas ferragens. O serviço de atendimento às emergências mais indicado para ser acionado nese tipo de situação é: