Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 19/01/2026  as  18:33 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) Num estouro ou esvaziamento súbito de um pneu, o condutor deve:
2) O ônibus à sua frente parou no ponto e, então, você decide ultrapassá-lo. Nesse caso, o procedimento mais adequado é:
3) A posição correta de um bom motorista é:
4) Contribui para um trânsito seguro:
5) É atitude do condutor defensivo, quando ingerir bebida alcoólica:
6) Para transpor uma passagem de nível com uma ferrovia, sem cancela, o condutor deve:
7) O condutor que dirige defensivamente deve sempre:
8) Você volta cansado do trabalho, transitando por uma via de tráfego intenso. Nessa situação você:
9) O condutor que assume um comportamento seguro é aquele que:
10) A fadiga, o sono e ingestão de álcool são problemas físicos que aumentam as chances de ocorrer acidentes. Esta afirmação é:
11) Quando você estiver conduzindo um veículo, deve se lembrar que também pode ser pedestre e assim:
12) Quando receber uma chamada pelo telefone celular, estando com o veículo em movimento o procedimento correto é:
13) Após uma noite em claro, o condutor deve:
14) O atendimento inicial a um acidentado com sangramento intenso em um dos braços deve ser a aplicação de:
15) Ao desviar de um cavalo que atravessou a estrada, um motorista colide seu carro em uma cerca. Ao ser socorrido por populares, o motorista queixa-se de dor de cabeça muito forte. Nessa situação, os socorristas devem:
16) Em um acostamento da rodovia, ao fazer reparos na parte elétrica de seu veículo, um motorista lesou sua mão com uma ferramento, ocasionando sangramento abundante. Como medida de primeiros socorros para estancar o sangramento, ele deverá:
17) Após tropeçar e cair na calçada de uma via pública, uma jovem apresenta sangramento na testa. Um motorista de táxi a socorre, adotando corretamente o procedimento de:
18) Ao atender as vítimas de uma colisão entre dois carros, a pessoa que socorre deverá soltar o cinto de segurança, sem movimentar o corpo delas, APENAS quando:
19) Como você deve entender primeiros socorros:
20) Transitando com seu veículo numa rua em que haja pedestres atravessando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
21) Após atropelamento, a vítima apresenta fratura exposta na perna direita. Nessa situação, deve-se:
22) Um motociclista colide com um carro em alta velocidade e o motociclista é jogado contra o chão. Qual das condutas abaixo é correta?
23) Você está dirigindo seu veículo corretamente e, de repente, o condutor de um veículo à sua frente demora para abrir caminho para a sua ultrapassagem. Diante disso, você:
24) O motorista ideal deve dirigir sempre:
25) Ao se prestar socorro a uma vítima de acidente de trânsito, recém ocorrido, o comportamento mais seguro será:
26) O modo eficiente de lidar com o carro "colado" atrás é:
27) Após ser atropelada por uma motocicleta, a vítima tenta se movimentar e quer ir embora, pois sente-se bem, apesar da dor nas costas e pernas. Nesse caso aconselha-se:
28) Condições adversas são inúmeras situações no trânsito potencialmente causadoras de acidentes. A fadiga, o álcool e o sono, por exemplo, são condições adversas relativas:
29) O condutor de veículo, transitando por vias onde haja escolas ou grande movimentação de pedestres:
30) Dois veículos trafegam numa via. O veiculo B, que está atrás mantem uma distância de segurança para o veículo a que segue à frente, conforme recomenda os preceitos da direção defensiva, e as normas de trânsito. Nesse caso é correto afirmar que a distância do veiculo B para o veículo A: