Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 24/12/2025  as  07:55 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) Você dirige em uma pista dupla e atenta para um ônibus que está parado na faixa da direita, aguardando alguns passageiros descerem. De repente, duas pessoas aparecem pela lateral dianteira do ônibus, atravessando a rua na sua frente, fora da faixa de segurança. O semáforo, a alguns metros, está verde. Nesta situação você:
2) Você volta cansado do trabalho, transitando por uma via de tráfego intenso. Nessa situação você:
3) Uma velocidade compátivel com a segurança permite ao condutor:
4) Você está dirigindo seu veículo corretamente e, de repente, o condutor de um veículo à sua frente demora para abrir caminho para a sua ultrapassagem. Diante disso, você:
5) Dirigindo-se para o trabalho em avenida bastante movimentada seu veículo começa a falhar, você:
6) Ao perceber que um outro veículo vai ultrapassá-lo, um comportamento seguro do condutor deve ser:
7) Contribui para um trânsito seguro:
8) Quando receber uma chamada pelo telefone celular, estando com o veículo em movimento o procedimento correto é:
9) Com o acúmulo de água na pista pode ocorrer a aquaplanagem se o veículo estiver:
10) Você está atrasado, saindo da garagem de um prédio, numa manhã. Nessa situação você:
11) O condutor que dirige defensivamente deve sempre:
12) Ao se aproximar de um cruzamento, com o semáforo indicando sinal verde, um comportamento seguro do condutor deve ser:
13) Chove forte e o limpador de para-brisa de seu veículo não está sendo suficiente para manter a visibilidade. Nessa situação você:
14) Para que o condutor tenha um comportamento seguro na via é necessário:
15) Em uma estrada, um motorista depara-se com um acidente ocasionado pela colisão de dois ônibus. No interior dos veículos encontram-se algumas vítimas, queixando-se de fome, sede e dores musculares. Nesse caso, a conduta correta do motorista, além de sinalizar o local e chamar o socorro médico, deve ser:
16) Após atropelamento, a vítima apresenta fratura exposta na perna direita. Nessa situação, deve-se:
17) Você está voltando de um churrasco por uma rodovia, quando surge uma indisposição física. Nessa situação você:
18) Uma mãe deve viajar em um veículo automotor transportando seu bebê no colo?
19) Ao deparar-se com um acidente de trânsito, o motorista deve:
20) A vítima de um acidente de carro apresenta sangramento intenso no braço direito, suspeita de fratura na perna esquerda e dor na região do peito. Nessa situação, após colocar luvas de proteção, a primeira conduta a ser tomada pela pessoa que vai ajudar a socorrer será:
21) Um motorista pára o seu veículo em uma avenida com tráfego intenso, a fim de realizar troca de pneus, e é atropelado por uma motocicleta. Nessa situação, como conduta de primeiros socorros, o motociclista deve:
22) Um pedestre é atropelado por um ônibus. A vítima informa estar com frio e quer ser removida para outro local. Nessa situação deve-se:
23) Ao cair de bicicleta, um ciclista sem capacete bate a cabeça no degrau entre a calçada e o asfalto. O atendimento mais adequado de primeiros socorros à vítima, com suspeita de fratura na coluna vertebral na região, do pescoço, é:
24) É noite, o seu veículo começa a apresentar problemas na direção. Você:
25) Um dos procedimentos correto a ser adotado na ocorrência de quadro de hemorragia externa, logo após acidente de trânsito, no local, é:
26) O efeito da bebida alcoólica no organismo humano:
27) Um motociclista colide com um carro em alta velocidade e o motociclista é jogado contra o chão. Qual das condutas abaixo é correta?
28) Contribui para um trânsito seguro:
29) Após tropeçar e cair na calçada de uma via pública, uma jovem apresenta sangramento na testa. Um motorista de táxi a socorre, adotando corretamente o procedimento de:
30) Condições adversas são inúmeras situações no trânsito potencialmente causadoras de acidentes. A fadiga, o álcool e o sono, por exemplo, são condições adversas relativas: