Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 22/02/2026  as  05:12 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE ATUALIZAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Questões
 
1) Mapas rodoviários facilitam a circulação em regiões desconhecidas. Você deve:
2) O passageiro ao lado tenta irritá-lo com uma discussão. Nessa situação você:
3) Você está atrasado, saindo da garagem de um prédio, numa manhã. Nessa situação você:
4) Quando o sinal está aberto para o seu veículo e um pedestre atravessa à sua frente, você:
5) O condutor, no trânsito, deve ter percepção e respeito as expectativas das pessoas, adotando uma postura adequada, sendo:
6) O condutor defensivo percebe que o veículo está "puxando" para a direita. Deve conhecer que uma possível causa desse problema é:
7) A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança nas estradas é favorável para condutores e passageiros porque evita:
8) Chove forte e o limpador de para-brisa de seu veículo não está sendo suficiente para manter a visibilidade. Nessa situação você:
9) O motorista ideal deve dirigir sempre:
10) Um ciclista é atropelado por um carro e desmaia após bater a cabeça no chão. Em relação à vítima, a pessoa que for socorrê-la deve:
11) Sandoval, motorista defensivo, está trafegando à noite por uma pista de sentido duplo de direção, sob uma forte chuva. Na pista há acúmulo de água no asfalto, formando grandes poças d'água. Nessas condições adversas, dirigir um veículo requer muito cuidado e perícia. Neste caso, para evitar o efeito da aquaplanagem, Sandoval deverá:
12) Dirigindo-se para o trabalho em avenida bastante movimentada seu veículo começa a falhar, você:
13) Qual a primeira atitude a ser tomada para auxiliar em caso de acidente?
14) Entre outros efeitos, o álcool provoca no condutor do veículo:
15) Ao cair de bicicleta, um ciclista sem capacete bate a cabeça no degrau entre a calçada e o asfalto. O atendimento mais adequado de primeiros socorros à vítima, com suspeita de fratura na coluna vertebral na região, do pescoço, é:
16) Você dirige em uma pista dupla e atenta para um ônibus que está parado na faixa da direita, aguardando alguns passageiros descerem. De repente, duas pessoas aparecem pela lateral dianteira do ônibus, atravessando a rua na sua frente, fora da faixa de segurança. O semáforo, a alguns metros, está verde. Nesta situação você:
17) Para você dirigir sem arriscar a vida é preciso:
18) Uma das regras fundamentais de primeiros socorros é:
19) Um motorista pára o seu veículo em uma avenida com tráfego intenso, a fim de realizar troca de pneus, e é atropelado por uma motocicleta. Nessa situação, como conduta de primeiros socorros, o motociclista deve:
20) Quando receber uma chamada pelo telefone celular, estando com o veículo em movimento o procedimento correto é:
21) Após colisão frontal de dois veículos, o motorista está inconsciente. Nessa situação, a conduta mais indicada para o socorro da vítima é:
22) Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:
23) Em um cruzamento sinalizado, um comportamento seguro para o condutor deve ser:
24) Em uma estrada, um motorista depara-se com um acidente ocasionado pela colisão de dois ônibus. No interior dos veículos encontram-se algumas vítimas, queixando-se de fome, sede e dores musculares. Nesse caso, a conduta correta do motorista, além de sinalizar o local e chamar o socorro médico, deve ser:
25) Uma mãe deve viajar em um veículo automotor transportando seu bebê no colo?
26) Após atropelamento, a vítima apresenta fratura exposta na perna direita. Nessa situação, deve-se:
27) Ao dirigir o veículo e perceber que há ciclistas no trânsito, um comportamento seguro do condutor, ao ultrapassá-los, será:
28) Contribui para um trânsito seguro:
29) Ao deparar-se com um acidente de trânsito, o motorista deve:
30) Condições adversas são inúmeras situações no trânsito potencialmente causadoras de acidentes. A fadiga, o álcool e o sono, por exemplo, são condições adversas relativas: