Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 30/08/2026  as  04:39 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) Em um cruzamento sinalizado, um comportamento seguro para o condutor deve ser:
2) Quando receber uma chamada pelo telefone celular, estando com o veículo em movimento o procedimento correto é:
3) Em trecho com declive acentuado, todo condutor de veículo automotor deverá:
4) É atitude do condutor defensivo, quando ingerir bebida alcoólica:
5) Nos sinais luminosos de controle de veículos, a luz vermelha indica:
6) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
7) Ao se deparar com pedestres atravessando a via, o comportamento seguro do condutor deve ser:
8) Você esta vivendo uma crise conjugal. Trafegando em um trecho com grande movimento de veículos e pedestres, você:
9) A placa R-6c determina:
10) Quando houver dificuldade de troca de marchas (engatar as marchas), a causa provável poderá ser::
11) A placa R-25c indica:
12) O veículo que tem prioridade de passagem é:
13) Para que o condutor tenha um comportamento seguro na via é necessário:
14) O responsável pelo aumento da poluição atmosférica por veículos automotores é:
15) As doenças mais comuns causadas pela poluição atmosférica afetam:
16) É proibida a ultrapassagem em curvas e aclives sem visibilidade suficiente. A razão dessa proibição é:
17) Ao atender as vítimas de uma colisão entre dois carros, a pessoa que socorre deverá soltar o cinto de segurança, sem movimentar o corpo delas, APENAS quando:
18) Um dos procedimentos correto a ser adotado na ocorrência de quadro de hemorragia externa, logo após acidente de trânsito, no local, é:
19) Um condutor que tem comportamento adequado no trânsito deve:
20) A placa A-17, adverte:
21) Para transpor uma passagem de nível com uma ferrovia, sem cancela, o condutor deve:
22) Dirigir veiculos em mau estado de conservação resulta em multa. Como evitar?
23) Estacionar em desacordo com as posições estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro:
24) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
25) Certo condutor, numa sexta-feira à tarde, resolveu subitamente viajar para "esfriar" a cabeça dos problemas do trabalho. Passou rapidamente em casa, arrumou mala e saiu apressado com seu veículo. Em viagem, já no período noturno, por rodovia em região serrana, começou a chover forte, bem como havia muita neblina em determinado trecho da rodovia. Somente então o condutor percebeu que um dos faróis, de luz baixa dianteiro, estava queimado, além do que o limpador do pára-brisa esquerdo não estava funcionando. O condutor percebeu que deveria:
26) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
27) Um motorista pára o seu veículo em uma avenida com tráfego intenso, a fim de realizar troca de pneus, e é atropelado por uma motocicleta. Nessa situação, como conduta de primeiros socorros, o motociclista deve:
28) ao correr para atravessar a rua, o pedestre torceu o pé direito e queixa-se de dor na região do tornozelo. Nessa situação, considera-se conduta de primeiros socorros:
29) A placa s-16 indica:
30) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra: