Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 12/07/2026  as  03:18 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) A placa A-14, adverte:
2) A placa A-21c indica:
3) A placa R-25c indica:
4) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
5) Uma velocidade compátivel com a segurança permite ao condutor:
6) Ao atender um motociclista com alteração de consciência, após bater a cabeça no chão, deve-se:
7) Em uma avenida ocorre um acidente com vítimas presas nas ferragens. O serviço de atendimento às emergências mais indicado para ser acionado nese tipo de situação é:
8) Em uma rodovia de pista dupla, em região serrana, você está dirigindo sozinho, à noite, sob intensa neblina, e se envolve em um acidente do tipo engavetamento, em que há diversos veículos atravessados na pista. Você não sofre lesões. Sendo o seu o último automóvel, o procedimento mais adequado é:
9) Contribui para um trânsito seguro:
10) A má conservação e a regulagem inadequada dos veículos:
11) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
12) É dever de todo condutor de veículo:
13) Algumas atitudes tornam o trânsito mais humano, seguro e educado:
14) Existem Providências a serem tomadas até a chegada de um socorro profissional, como:
15) É obrigatório o uso do cinto de segurança pelos ocupantes sentados no banco traseiro do veículo. Esta afirmação é:
16) Com o veículo em movimento voce deve verificar o funcionamento de:
17) A educação para o trânsito é um direito de todos e tem por finalidade principal:
18) O condutor que assume um comportamento seguro é aquele que:
19) No caso dos veículos automotores que já se encontram em circulação, uma das medidas que pode ser utilizada para reduzir o nível de poluentes lançados por eles é manter o veículo:
20) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
21) Para promover a interação social no trânsito é necessário:
22) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
23) Na verificação periódica e preventiva do veículo, o condutor deve incluir os cuidados com os cintos de segurança. Na inspenção dos cintos de segurança do veículo, o cndutor deve avaliar:
24) O motorista da direção defensiva preventiva é aquele que:
25) Ao cair de bicicleta, um ciclista sem capacete bate a cabeça no degrau entre a calçada e o asfalto. O atendimento mais adequado de primeiros socorros à vítima, com suspeita de fratura na coluna vertebral na região, do pescoço, é:
26) É proibido a todo condutor de veículo:
27) Muitos acidentes de trânsito são do tipo colisão traseira e abalroamento lateral. Uma forma de evitar estes acidentes é:
28) Nos sinais luminosos de controle de veículos, a luz vermelha indica:
29) A placa R-25b determina:
30) O condutor pode acionar a buzina como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos com: