Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 04/04/2026  as  18:58 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) O condutor que assume um comportamento seguro é aquele que:
2) Diante da placa A-30a, você entende que nesta área:
3) A placa R-1 determina:
4) A placa R-16 determina:
5) É obrigatório o uso do cinto de segurança pelos ocupantes sentados no banco traseiro do veículo. Esta afirmação é:
6) É proibido a todo condutor de veículo:
7) O condutor que dirige com segurança é aquele que:
8) Uma pessoa estava trafegando por uma via quando viu um acidente de trânsito. Parou seu veículo em local seguro e foi colaborar no socorro às vítimas. Soube que uma das vítimas não estava usando o cinto de segurança, foi arremessada para fora do veículo, bateu a cabeça e as costas e desmaiou. A ajuda neste tipo de caso é importante, mas se a vítima for movimentada poderá ocorrer:
9) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
10) Em qual das condições descritas é maior a chance de ocorrer acidentes, devendo, portanto, o condutor redobrar sua atenção?
11) Em uma avenida ocorre um acidente com vítimas presas nas ferragens. O serviço de atendimento às emergências mais indicado para ser acionado nese tipo de situação é:
12) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
13) Ao desviar de um cavalo que atravessou a estrada, um motorista colide seu carro em uma cerca. Ao ser socorrido por populares, o motorista queixa-se de dor de cabeça muito forte. Nessa situação, os socorristas devem:
14) Um condutor que tem comportamento adequado no trânsito deve:
15) O veículo que tem prioridade de passagem é:
16) Ao dar marcha-a-ré com o veículo, um comportamento seguro do condutor será:
17) Para uma boa manutencao do motor do veículo, e necessario:
18) Para transpor uma passagem de nível com uma ferrovia, sem cancela, o condutor deve:
19) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
20) A placa R-25a determina:
21) Na verificação periódica e preventiva do veículo, o condutor deve incluir os cuidados com os cintos de segurança. Na inspenção dos cintos de segurança do veículo, o cndutor deve avaliar:
22) A fadiga, o sono e ingestão de álcool são problemas físicos que aumentam as chances de ocorrer acidentes. Esta afirmação é:
23) O passageiro ao lado tenta irritá-lo com uma discussão. Nessa situação você:
24) A placa s-2 informa:
25) Lanternas de posiçao traseiras de cor vermelha são:
26) Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:
27) De acordo com o PROCONVE - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, as indústrias nacionais de veículos devem apresentar:
28) É final de ano. Você e seu amigos vão comemorar a entrada do Ano Novo numa discoteca. Nessa situação você:
29) A formação do efeito estufa coloca em risco a saúde dos seres vivos. Contribui para a formação do efeito estufa:
30) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :