Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 02/03/2026  as  20:18 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
2) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
3) Num estouro ou esvaziamento súbito de um pneu, o condutor deve:
4) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
5) O veículo que tem prioridade de passagem é:
6) Ao dirigir o veículo e perceber que há ciclistas no trânsito, um comportamento seguro do condutor, ao ultrapassá-los, será:
7) O motorista do veículo aproxima-se de uma curva acentuada à direita. Poderá perder o controle do veículo, sair da faixa de rolamento e colidir com o veículo que trafega em sentido contrário, em função da ação da força centrífuga. Para evitar esse tipo de colisão, um motorista defensivo deverá:
8) Ao desviar de um cavalo que atravessou a estrada, um motorista colide seu carro em uma cerca. Ao ser socorrido por populares, o motorista queixa-se de dor de cabeça muito forte. Nessa situação, os socorristas devem:
9) Após atropelamento, a vítima apresenta fratura exposta na perna direita. Nessa situação, deve-se:
10) A posição correta de um bom motorista é:
11) Num cruzamento, se o semáforo estiver aceso na fase amarela, permanentemente, ou piscando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
12) Uma pessoa é atropelada por um ciclista ao descer de um ônibus, está estendida no chão e queixa-se de muita dor. Nesse caso. a conduta de primeiros socorros é:
13) A placa R-6c determina:
14) Para você dirigir sem arriscar a vida é preciso:
15) Se, durante uma viagem, o motor do veículo apresentar superaquecimento, com fumaça branca saindo do motor, o procedimento mais adequado e seguro é:
16) Sobre o cinto de segurança, é correto afirmar que:
17) Ao atender um motociclista com alteração de consciência, após bater a cabeça no chão, deve-se:
18) Deixar de usar o cinto de segurança em qualquer via do território nacional, é infração de trânsito?
19) A placa s-7 avisa:
20) Diante de uma placa de advertência, você deve:
21) A placa R-27 informa:
22) É proibido a todo condutor de veículo:
23) Para evitar a poluição sonora você deve evitar:
24) A placa s-12 informa:
25) É final de ano. Você e seu amigos vão comemorar a entrada do Ano Novo numa discoteca. Nessa situação você:
26) Quando a profundidade do perfil do pneu for menor que 1,6 mm, medida esta retirada próximo dos indicadores de desgastes, os pneus devem ser:
27) Geralmente, nos grandes centros, as principais fontes de poluição do ar são:
28) Estacionar em desacordo com as posições estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro:
29) A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança nas estradas é favorável para condutores e passageiros porque evita:
30) Na comemoração de um aniversário numa choperia, seu amigo ingeriu bebida alcoolica em demasia. Você o aconselha a: