Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 10/05/2026  as  17:08 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) A utilização de aparelho celular ao conduzir veículo é proibida, pois:
2) Ao perceber que um outro veículo vai ultrapassá-lo, um comportamento seguro do condutor deve ser:
3) A placa s-12 informa:
4) Para promover a interação social no trânsito é necessário:
5) Você dirige em uma pista dupla e atenta para um ônibus que está parado na faixa da direita, aguardando alguns passageiros descerem. De repente, duas pessoas aparecem pela lateral dianteira do ônibus, atravessando a rua na sua frente, fora da faixa de segurança. O semáforo, a alguns metros, está verde. Nesta situação você:
6) O interesse do condutor, na cidade, é de se deslocar com segurança o mais rápido e o mais facilmente possível. Você:
7) Dirigir veiculos em mau estado de conservação resulta em multa. Como evitar?
8) A placa R-1 determina:
9) O condutor de veículo, transitando por vias onde haja escolas ou grande movimentação de pedestres:
10) Diante de uma placa de advertência, você deve:
11) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
12) Um carro em alta velocidade colidiu com uma árvore e o cinto de segurança está dificultando a respiração. A conduta a ser tomada pela pessoa que socorre é:
13) O veículo que tem prioridade de passagem é:
14) Uma das regras fundamentais de primeiros socorros é:
15) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
16) São consideradas medidas corretas para sinalização do local do acidente:
17) Na verificação periódica e preventiva do veículo, o condutor deve incluir os cuidados com os cintos de segurança. Na inspenção dos cintos de segurança do veículo, o cndutor deve avaliar:
18) A placa R-15 determina:
19) Geralmente, nos grandes centros, as principais fontes de poluição do ar são:
20) Constitui dever de todo condutor de veículo:
21) Com o veículo em movimento voce deve verificar o funcionamento de:
22) Um motorista pára o seu veículo em uma avenida com tráfego intenso, a fim de realizar troca de pneus, e é atropelado por uma motocicleta. Nessa situação, como conduta de primeiros socorros, o motociclista deve:
23) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
24) O motorista da direção defensiva preventiva é aquele que:
25) A placa R-20 proibe:
26) Os veículos que causam poluição da atmosfera são do tipo:
27) É dever de todo condutor de veículo:
28) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
29) Sobre o cinto de segurança, é correto afirmar que:
30) O condutor, no trânsito, deve ter percepção e respeito as expectativas das pessoas, adotando uma postura adequada, sendo: