Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 09/08/2026  as  21:44 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
2) Ao se deparar com pedestres atravessando a via, o comportamento seguro do condutor deve ser:
3) A posição correta de um bom motorista é:
4) Uma mãe deve viajar em um veículo automotor transportando seu bebê no colo?
5) É dever de todo condutor de veículo:
6) A placa de regulamentação R-11 indica que:
7) Em qual das condições descritas é maior a chance de ocorrer acidentes, devendo, portanto, o condutor redobrar sua atenção?
8) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
9) Linha dupla contínua de divisão de fluxos opostos, de cor amarela, é empregada:
10) Numa via sem pavimentação você observa a placa de regulamentação R-22. O que ela indica?
11) O condutor defensivo percebe que o veículo está "puxando" para a direita. Deve conhecer que uma possível causa desse problema é:
12) Com o veículo em movimento voce deve verificar o funcionamento de:
13) Quando a profundidade do perfil do pneu for menor que 1,6 mm, medida esta retirada próximo dos indicadores de desgastes, os pneus devem ser:
14) O veículo que tem prioridade de passagem é:
15) No caso dos veículos automotores que já se encontram em circulação, uma das medidas que pode ser utilizada para reduzir o nível de poluentes lançados por eles é manter o veículo:
16) O ônibus à sua frente parou no ponto e, então, você decide ultrapassá-lo. Nesse caso, o procedimento mais adequado é:
17) Uma ação que melhora as condições físicas do condutor é:
18) A placa R-4b determina que é:
19) Após colisão frontal de dois veículos, o motorista está inconsciente. Nessa situação, a conduta mais indicada para o socorro da vítima é:
20) Um motociclista colide com um carro em alta velocidade e o motociclista é jogado contra o chão. Qual das condutas abaixo é correta?
21) Ao atender um motociclista com alteração de consciência, após bater a cabeça no chão, deve-se:
22) Num estouro ou esvaziamento súbito de um pneu, o condutor deve:
23) Na comemoração de um aniversário numa choperia, seu amigo ingeriu bebida alcoolica em demasia. Você o aconselha a:
24) A placa de regulamentação R-12 indica que:
25) Após tropeçar e cair na calçada de uma via pública, uma jovem apresenta sangramento na testa. Um motorista de táxi a socorre, adotando corretamente o procedimento de:
26) Usar o veículo para arremessar água ou detritos sobre os pedestres:
27) É proibida a ultrapassagem em curvas e aclives sem visibilidade suficiente. A razão dessa proibição é:
28) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
29) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
30) Os veículos que causam poluição da atmosfera são do tipo: