Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 13/07/2026  as  19:49 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) Após tropeçar e cair na calçada de uma via pública, uma jovem apresenta sangramento na testa. Um motorista de táxi a socorre, adotando corretamente o procedimento de:
2) Qual o procedimento correto para se fazer curvas com segurança?
3) O modo eficiente de lidar com o carro "colado" atrás é:
4) Em um cruzamento sinalizado, um comportamento seguro para o condutor deve ser:
5) O motorista que não mantêm a distância de seguimento pode envolver-se em colisão com o:
6) A placa R-18 regulamenta:
7) Entre outros efeitos, o álcool provoca no condutor do veículo:
8) É dever de todo condutor de veículo:
9) A utilização de aparelho celular ao conduzir veículo é proibida, pois:
10) A placa de regulamentação R-12 indica que:
11) Um dos comportamentos seguros para um condutor que pretenda fazer uma ultrapassagem numa via em que a sinalização permite essa manobra é:
12) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
13) O trânsito em condições seguras é um direito:
14) Uma mãe deve viajar em um veículo automotor transportando seu bebê no colo?
15) Um motociclista colide com um carro em alta velocidade e o motociclista é jogado contra o chão. Qual das condutas abaixo é correta?
16) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
17) ao correr para atravessar a rua, o pedestre torceu o pé direito e queixa-se de dor na região do tornozelo. Nessa situação, considera-se conduta de primeiros socorros:
18) A placa R-27 informa:
19) Um pedestre é atropelado por um ônibus. A vítima informa estar com frio e quer ser removida para outro local. Nessa situação deve-se:
20) Se, durante uma viagem, o motor do veículo apresentar superaquecimento, com fumaça branca saindo do motor, o procedimento mais adequado e seguro é:
21) O responsável pelo aumento da poluição atmosférica por veículos automotores é:
22) Algumas atitudes tornam o trânsito mais humano, seguro e educado:
23) É proibido a todo condutor de veículo:
24) Uma forma de saber se a bateria está gasta ou com problema é verificar:
25) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
26) É final de ano. Você e seu amigos vão comemorar a entrada do Ano Novo numa discoteca. Nessa situação você:
27) Transitando com seu veículo numa rua em que haja pedestres atravessando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
28) Qual serviço auxiliar é identificado pela placa s-9?
29) A placa de regulamentação R-11 indica que:
30) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem: