Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 12/07/2026  as  11:20 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
2) A placa de advertência A-35 indica que:
3) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
4) A placa de advertência A-11B - "Junções Sucessivas Contrárias Primeira à direita" - indica que logo à frente há:
5) Após colisão frontal de dois veículos, o motorista está inconsciente. Nessa situação, a conduta mais indicada para o socorro da vítima é:
6) Ao se aproximar de um cruzamento, com o semáforo indicando sinal verde, um comportamento seguro do condutor deve ser:
7) É dever de todo condutor de veículo:
8) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
9) O motorista que não mantêm a distância de seguimento pode envolver-se em colisão com o:
10) O condutor defensivo, antes de realizar uma ultrapassagem, deve:
11) Chove forte e o limpador de para-brisa de seu veículo não está sendo suficiente para manter a visibilidade. Nessa situação você:
12) Numa via sem pavimentação você observa a placa de regulamentação R-22. O que ela indica?
13) Em uma estrada, um motorista depara-se com um acidente ocasionado pela colisão de dois ônibus. No interior dos veículos encontram-se algumas vítimas, queixando-se de fome, sede e dores musculares. Nesse caso, a conduta correta do motorista, além de sinalizar o local e chamar o socorro médico, deve ser:
14) É final de ano. Você e seu amigos vão comemorar a entrada do Ano Novo numa discoteca. Nessa situação você:
15) Diante de uma placa de advertência, você deve:
16) A finalidade da embreagem do veículo é:
17) Certo condutor, numa sexta-feira à tarde, resolveu subitamente viajar para "esfriar" a cabeça dos problemas do trabalho. Passou rapidamente em casa, arrumou mala e saiu apressado com seu veículo. Em viagem, já no período noturno, por rodovia em região serrana, começou a chover forte, bem como havia muita neblina em determinado trecho da rodovia. Somente então o condutor percebeu que um dos faróis, de luz baixa dianteiro, estava queimado, além do que o limpador do pára-brisa esquerdo não estava funcionando. O condutor percebeu que deveria:
18) A educação para o trânsito é um direito de todos e tem por finalidade principal:
19) Ao se deparar com pedestres atravessando a via, o comportamento seguro do condutor deve ser:
20) Dirigir veiculos em mau estado de conservação resulta em multa. Como evitar?
21) De acordo com o PROCONVE - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, as indústrias nacionais de veículos devem apresentar:
22) Sandoval, motorista defensivo, está trafegando à noite por uma pista de sentido duplo de direção, sob uma forte chuva. Na pista há acúmulo de água no asfalto, formando grandes poças d'água. Nessas condições adversas, dirigir um veículo requer muito cuidado e perícia. Neste caso, para evitar o efeito da aquaplanagem, Sandoval deverá:
23) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
24) Dirigindo um veículo, o condutor que encontrar crianças, pessoas idosas ou deficientes físicos atravessando a via deve:
25) Uma pessoa é atropelada por um ciclista ao descer de um ônibus, está estendida no chão e queixa-se de muita dor. Nesse caso. a conduta de primeiros socorros é:
26) A placa A-37 indica:
27) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
28) Qual a forma correta do condutor fazer uso da buzina?
29) Os veículos que causam poluição da atmosfera são do tipo:
30) Após atropelamento, a vítima apresenta fratura exposta na perna direita. Nessa situação, deve-se: