Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 09/02/2026  as  18:00 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
2) O motorista da direção defensiva preventiva é aquele que:
3) Anselmo tem muito cuidado com seu veículo. Mora em uma rua de duplo sentido de circulação, quase na esquina com um cruzamento, onde há grande fluxo de pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos. O espaço de sua garagem é muito apertado. Durante o dia, Anselmo tem o hábito de deixar o veículo estacionado em frente à sua casa, bem "colado" ao portão, com os dois pneus direitos sobre a calçada, a fim de evitar colisões em seu veículo. Conforme o CTB e os preceitos da direção defensiva, Anselmo está:
4) O condutor de veículo que respeita a sinalização, assim como expectativa de outras pessoas, (pedestres e condutores):
5) Após uma noite em claro, o condutor deve:
6) Quando o sinal está aberto para o seu veículo e um pedestre atravessa à sua frente, você:
7) Ao dar marcha-a-ré com o veículo, um comportamento seguro do condutor será:
8) Um ciclista é atropelado por um carro e desmaia após bater a cabeça no chão. Em relação à vítima, a pessoa que for socorrê-la deve:
9) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
10) Condições adversas são inúmeras situações no trânsito potencialmente causadoras de acidentes. A fadiga, o álcool e o sono, por exemplo, são condições adversas relativas:
11) A placa A-24 avisa:
12) A placa R-25c indica:
13) Ao atender as vítimas de uma colisão entre dois carros, a pessoa que socorre deverá soltar o cinto de segurança, sem movimentar o corpo delas, APENAS quando:
14) Com o veículo em movimento voce deve verificar o funcionamento de:
15) A placa R-13 determina:
16) Em um acidente de trânsito, ocasionado pela colisão de dois carros, há quatro vítimas presas nas ferragens e inconscientes. Nesse caso, deve-se:
17) A placa A-17, adverte:
18) Usar o veículo para arremessar água ou detritos sobre os pedestres:
19) Para promover a interação social no trânsito é necessário:
20) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
21) Nos pontos de parada de ônibus, existe maior possibilidade de atropelamento de pedestres. Em razão disso, o condutor do veículo, que for ultrapassar o ônibus nesses locais deve:
22) Em um acostamento da rodovia, ao fazer reparos na parte elétrica de seu veículo, um motorista lesou sua mão com uma ferramento, ocasionando sangramento abundante. Como medida de primeiros socorros para estancar o sangramento, ele deverá:
23) Mapas rodoviários facilitam a circulação em regiões desconhecidas. Você deve:
24) A placa s-7 avisa:
25) No caso dos veículos automotores que já se encontram em circulação, uma das medidas que pode ser utilizada para reduzir o nível de poluentes lançados por eles é manter o veículo:
26) Se, durante uma viagem, o motor do veículo apresentar superaquecimento, com fumaça branca saindo do motor, o procedimento mais adequado e seguro é:
27) É dever de todo condutor de veículo:
28) De acordo com o PROCONVE - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, as indústrias nacionais de veículos devem apresentar:
29) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
30) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá: