Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 07/06/2026  as  19:45 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) O condutor que assume um comportamento seguro é aquele que:
2) É dever de todo condutor de veículo:
3) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
4) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
5) Chove forte e o limpador de para-brisa de seu veículo não está sendo suficiente para manter a visibilidade. Nessa situação você:
6) Aquaplanagem é um fenômeno que ocorre a partir de uma determinada velocidade do veículo, quando a pista está molhada, e que pode causar:
7) Um motorista pára o seu veículo em uma avenida com tráfego intenso, a fim de realizar troca de pneus, e é atropelado por uma motocicleta. Nessa situação, como conduta de primeiros socorros, o motociclista deve:
8) Um ciclista é atropelado por um carro e desmaia após bater a cabeça no chão. Em relação à vítima, a pessoa que for socorrê-la deve:
9) Ao dar marcha-a-ré com o veículo, um comportamento seguro do condutor será:
10) Após atropelamento, a vítima apresenta fratura exposta na perna direita. Nessa situação, deve-se:
11) A placa s-12 informa:
12) A placa de advertência A-35 indica que:
13) Algumas atitudes tornam o trânsito mais humano, seguro e educado:
14) Com o veículo em movimento voce deve verificar o funcionamento de:
15) Estacionar em desacordo com as posições estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro:
16) Os veículos que apresentam maior potencial de poluição do ar são aqueles que utilizam:
17) Ao observar a luz amarela do semáforo, um comportamento seguro do condutor será:
18) É proibido a todo condutor de veículo:
19) A placa A-45 indica:
20) É final de ano. Você e seu amigos vão comemorar a entrada do Ano Novo numa discoteca. Nessa situação você:
21) Na verificação periódica e preventiva do veículo, o condutor deve incluir os cuidados com os cintos de segurança. Na inspenção dos cintos de segurança do veículo, o cndutor deve avaliar:
22) Uma ação que melhora as condições físicas do condutor é:
23) O veículo que tem prioridade de passagem é:
24) O ônibus à sua frente parou no ponto e, então, você decide ultrapassá-lo. Nesse caso, o procedimento mais adequado é:
25) Para ajudar na prevenção de incêndios nas florestas nativas devemos:
26) Em um acostamento da rodovia, ao fazer reparos na parte elétrica de seu veículo, um motorista lesou sua mão com uma ferramento, ocasionando sangramento abundante. Como medida de primeiros socorros para estancar o sangramento, ele deverá:
27) A placa de advertência A-11B - "Junções Sucessivas Contrárias Primeira à direita" - indica que logo à frente há:
28) Dirigindo-se para o trabalho em avenida bastante movimentada seu veículo começa a falhar, você:
29) A carteira nacional de habilitação permite a quem a possuir o direito de dirigir:
30) Ao pegar um trânsito congestionado, o motorista deve: