Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 18/02/2026  as  15:20 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) Sobre o cinto de segurança, é correto afirmar que:
2) Com o acúmulo de água na pista pode ocorrer a aquaplanagem se o veículo estiver:
3) Quando receber uma chamada pelo telefone celular, estando com o veículo em movimento o procedimento correto é:
4) Um condutor dirige o veículo com excesso de velocidade, avançando os sinais de trânsito. Esta atitude caracteriza o condutor como:
5) O atendimento inicial a um acidentado com sangramento intenso em um dos braços deve ser a aplicação de:
6) A placa R-1 determina:
7) O veículo que tem prioridade de passagem é:
8) Ao se prestar socorro a uma vítima de acidente de trânsito, recém ocorrido, o comportamento mais seguro será:
9) No caso dos veículos automotores que já se encontram em circulação, uma das medidas que pode ser utilizada para reduzir o nível de poluentes lançados por eles é manter o veículo:
10) A placa s-6 indica:
11) É obrigatório o uso do cinto de segurança pelos ocupantes sentados no banco traseiro do veículo. Esta afirmação é:
12) O condutor de veículo que respeita a sinalização, assim como expectativa de outras pessoas, (pedestres e condutores):
13) Dirigindo-se para o trabalho em avenida bastante movimentada seu veículo começa a falhar, você:
14) A placa s-16 indica:
15) Após atropelamento, a vítima apresenta fratura exposta na perna direita. Nessa situação, deve-se:
16) Para que as futuras gerações possam usufruir de um planeta melhor, é fundamental que todos nós:
17) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
18) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
19) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
20) Ao observar a luz amarela do semáforo, um comportamento seguro do condutor será:
21) Para começar a trafegar, o veículo precisa de muita força e pouca velocidade. Essas são exatamente as características da:
22) Estacionar em desacordo com as posições estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro:
23) É proibido a todo condutor de veículo:
24) São consideradas medidas corretas para sinalização do local do acidente:
25) A placa R-27 informa:
26) O condutor que dirige defensivamente deve sempre:
27) Para promover a interação social no trânsito é necessário:
28) Nas vias urbanas, a manobra de retorno com segurança é aquela realizada:
29) Uma forma de saber se a bateria está gasta ou com problema é verificar:
30) Um condutor que tem comportamento adequado no trânsito deve: