Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 23/11/2025  as  18:48 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) Diante da placa "Crianças", você deve seguir em frente:
2) A placa de advertência A-36 indica que:
3) A placa A-28 avisa:
4) Para você dirigir sem arriscar a vida é preciso:
5) O condutor que dirige com segurança é aquele que:
6) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
7) Num estouro ou esvaziamento súbito de um pneu, o condutor deve:
8) Diante de uma placa de advertência, você deve:
9) Para se evitar a hidroplanagem você deve:
10) A placa R-27 informa:
11) Após ser atropelada por uma motocicleta, a vítima tenta se movimentar e quer ir embora, pois sente-se bem, apesar da dor nas costas e pernas. Nesse caso aconselha-se:
12) Para começar a trafegar, o veículo precisa de muita força e pouca velocidade. Essas são exatamente as características da:
13) Ao se prestar socorro a uma vítima de acidente de trânsito, recém ocorrido, o comportamento mais seguro será:
14) Um condutor que tem comportamento adequado no trânsito deve:
15) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
16) Estacionar em desacordo com as posições estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro:
17) O motorista do veículo aproxima-se de uma curva acentuada à direita. Poderá perder o controle do veículo, sair da faixa de rolamento e colidir com o veículo que trafega em sentido contrário, em função da ação da força centrífuga. Para evitar esse tipo de colisão, um motorista defensivo deverá:
18) O condutor que assume um comportamento seguro é aquele que:
19) É proibido a todo condutor de veículo:
20) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
21) O motorista que não mantêm a distância de seguimento pode envolver-se em colisão com o:
22) O atendimento inicial a um acidentado com sangramento intenso em um dos braços deve ser a aplicação de:
23) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
24) Lanternas de posiçao traseiras de cor vermelha são:
25) Os veículos que causam poluição da atmosfera são do tipo:
26) A vítima de um acidente de carro apresenta sangramento intenso no braço direito, suspeita de fratura na perna esquerda e dor na região do peito. Nessa situação, após colocar luvas de proteção, a primeira conduta a ser tomada pela pessoa que vai ajudar a socorrer será:
27) Quando houver dificuldade de troca de marchas (engatar as marchas), a causa provável poderá ser::
28) O responsável pelo aumento da poluição atmosférica por veículos automotores é:
29) Uma mãe deve viajar em um veículo automotor transportando seu bebê no colo?
30) É importante conhecer as leis de trânsito e as regras de circulação e conduta para: