Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 19/05/2026  as  01:56 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) O condutor que dirige com segurança é aquele que:
2) É proibido a todo condutor de veículo:
3) Com o acúmulo de água na pista pode ocorrer a aquaplanagem se o veículo estiver:
4) O condutor defensivo, antes de realizar uma ultrapassagem, deve:
5) A placa s-1 avisa:
6) São consideradas medidas corretas para sinalização do local do acidente:
7) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
8) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
9) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
10) A placa de regulamentação R-11 indica que:
11) Ao desviar de um cavalo que atravessou a estrada, um motorista colide seu carro em uma cerca. Ao ser socorrido por populares, o motorista queixa-se de dor de cabeça muito forte. Nessa situação, os socorristas devem:
12) Após tropeçar e cair na calçada de uma via pública, uma jovem apresenta sangramento na testa. Um motorista de táxi a socorre, adotando corretamente o procedimento de:
13) Após colisão frontal de dois veículos, o motorista está inconsciente. Nessa situação, a conduta mais indicada para o socorro da vítima é:
14) A placa de advertência A-27 indica que:
15) Transitando com seu veículo numa rua em que haja pedestres atravessando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
16) Um condutor que tem comportamento adequado no trânsito deve:
17) Uma forma de saber se a bateria está gasta ou com problema é verificar:
18) A má conservação e a regulagem inadequada dos veículos:
19) Entre outros efeitos, o álcool provoca no condutor do veículo:
20) Usar o veículo para arremessar água ou detritos sobre os pedestres:
21) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
22) Você está dirigindo seu veículo corretamente e, de repente, o condutor de um veículo à sua frente demora para abrir caminho para a sua ultrapassagem. Diante disso, você:
23) O motorista que não mantêm a distância de seguimento pode envolver-se em colisão com o:
24) Aquaplanagem é um fenômeno que ocorre a partir de uma determinada velocidade do veículo, quando a pista está molhada, e que pode causar:
25) A placa R-25d indica:
26) Quando houver dificuldade de troca de marchas (engatar as marchas), a causa provável poderá ser::
27) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
28) Para ajudar a manter as vias de Trânsito limpas e em condições de uso você deve:
29) A placa de advertência A-36 indica que:
30) É proibida a ultrapassagem em curvas e aclives sem visibilidade suficiente. A razão dessa proibição é: