Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 31/08/2026  as  08:31 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) O ônibus à sua frente parou no ponto e, então, você decide ultrapassá-lo. Nesse caso, o procedimento mais adequado é:
2) Você está dirigindo seu veículo corretamente e, de repente, o condutor de um veículo à sua frente demora para abrir caminho para a sua ultrapassagem. Diante disso, você:
3) Para transpor uma passagem de nível com uma ferrovia, sem cancela, o condutor deve:
4) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
5) Num cruzamento, se o semáforo estiver aceso na fase amarela, permanentemente, ou piscando, um comportamento seguro do condutor deve ser:
6) Para você dirigir sem arriscar a vida é preciso:
7) Após uma noite em claro, o condutor deve:
8) Em uma rodovia de pista dupla, em região serrana, você está dirigindo sozinho, à noite, sob intensa neblina, e se envolve em um acidente do tipo engavetamento, em que há diversos veículos atravessados na pista. Você não sofre lesões. Sendo o seu o último automóvel, o procedimento mais adequado é:
9) Em trecho com declive acentuado, todo condutor de veículo automotor deverá:
10) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
11) É dever de todo condutor de veículo:
12) É proibido a todo condutor de veículo:
13) Geralmente, nos grandes centros, as principais fontes de poluição do ar são:
14) É proibido a todo condutor de veículo:
15) A placa R-25d indica:
16) A placa R-3 determina:
17) A placa R-20 proibe:
18) Os veículos que apresentam maior potencial de poluição do ar são aqueles que utilizam:
19) Uma forma de saber se a bateria está gasta ou com problema é verificar:
20) Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:
21) Um motorista pára o seu veículo em uma avenida com tráfego intenso, a fim de realizar troca de pneus, e é atropelado por uma motocicleta. Nessa situação, como conduta de primeiros socorros, o motociclista deve:
22) Nos sinais luminosos de controle de veículos, a luz vermelha indica:
23) Na verificação periódica e preventiva do veículo, o condutor deve incluir os cuidados com os cintos de segurança. Na inspenção dos cintos de segurança do veículo, o cndutor deve avaliar:
24) São consideradas medidas corretas para sinalização do local do acidente:
25) A placa s-2 informa:
26) Para promover a interação social no trânsito é necessário:
27) Um dos procedimentos correto a ser adotado na ocorrência de quadro de hemorragia externa, logo após acidente de trânsito, no local, é:
28) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
29) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
30) É final de ano. Você e seu amigos vão comemorar a entrada do Ano Novo numa discoteca. Nessa situação você: