Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 06/11/2026  as  21:35 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) Você volta cansado do trabalho, transitando por uma via de tráfego intenso. Nessa situação você:
2) O veículo que tem prioridade de passagem é:
3) A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança nas estradas é favorável para condutores e passageiros porque evita:
4) Aquaplanagem é um fenômeno que ocorre a partir de uma determinada velocidade do veículo, quando a pista está molhada, e que pode causar:
5) O condutor que assume um comportamento seguro é aquele que:
6) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
7) Um condutor dirige o veículo com excesso de velocidade, avançando os sinais de trânsito. Esta atitude caracteriza o condutor como:
8) Nos sinais luminosos de controle de veículos, a luz vermelha indica:
9) A formação do efeito estufa coloca em risco a saúde dos seres vivos. Contribui para a formação do efeito estufa:
10) Anselmo tem muito cuidado com seu veículo. Mora em uma rua de duplo sentido de circulação, quase na esquina com um cruzamento, onde há grande fluxo de pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos. O espaço de sua garagem é muito apertado. Durante o dia, Anselmo tem o hábito de deixar o veículo estacionado em frente à sua casa, bem "colado" ao portão, com os dois pneus direitos sobre a calçada, a fim de evitar colisões em seu veículo. Conforme o CTB e os preceitos da direção defensiva, Anselmo está:
11) A placa R-13 determina:
12) Após ser atropelada por uma motocicleta, a vítima tenta se movimentar e quer ir embora, pois sente-se bem, apesar da dor nas costas e pernas. Nesse caso aconselha-se:
13) É noite, o seu veículo começa a apresentar problemas na direção. Você:
14) Sandoval, motorista defensivo, está trafegando à noite por uma pista de sentido duplo de direção, sob uma forte chuva. Na pista há acúmulo de água no asfalto, formando grandes poças d'água. Nessas condições adversas, dirigir um veículo requer muito cuidado e perícia. Neste caso, para evitar o efeito da aquaplanagem, Sandoval deverá:
15) Em um acostamento da rodovia, ao fazer reparos na parte elétrica de seu veículo, um motorista lesou sua mão com uma ferramento, ocasionando sangramento abundante. Como medida de primeiros socorros para estancar o sangramento, ele deverá:
16) Ao ouvir o dispositivo de alarme sonoro de um veículo de emergência em circulação, o comportamento seguro do pedestre deve ser:
17) Nos sinais luminosos de controle de veículos, a luz verde indica:
18) Para promover a interação social no trânsito é necessário:
19) A placa R-18 regulamenta:
20) É proibido a todo condutor de veículo:
21) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
22) Se, durante uma viagem, o motor do veículo apresentar superaquecimento, com fumaça branca saindo do motor, o procedimento mais adequado e seguro é:
23) A placa A-37 indica:
24) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
25) Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:
26) Ao cair de bicicleta, um ciclista sem capacete bate a cabeça no degrau entre a calçada e o asfalto. O atendimento mais adequado de primeiros socorros à vítima, com suspeita de fratura na coluna vertebral na região, do pescoço, é:
27) Para começar a trafegar, o veículo precisa de muita força e pouca velocidade. Essas são exatamente as características da:
28) Usar o veículo para arremessar água ou detritos sobre os pedestres:
29) É dever de todo condutor de veículo:
30) O responsável pelo aumento da poluição atmosférica por veículos automotores é: