Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 06/02/2026  as  05:58 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) É proibido a todo condutor de veículo:
2) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
3) Existem Providências a serem tomadas até a chegada de um socorro profissional, como:
4) O motorista que não mantêm a distância de seguimento pode envolver-se em colisão com o:
5) Em um cruzamento sinalizado, um comportamento seguro para o condutor deve ser:
6) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
7) Condições adversas são inúmeras situações no trânsito potencialmente causadoras de acidentes. A fadiga, o álcool e o sono, por exemplo, são condições adversas relativas:
8) O condutor de veículos automotores NAO causará poluição sonora se usar a buzina:
9) Segundo a legislação de trânsito, o candidato portador de deficiência física poderá conduzir veículos automotores?
10) A placa R-25a determina:
11) Em um acidente de trânsito, ocasionado pela colisão de dois carros, há quatro vítimas presas nas ferragens e inconscientes. Nesse caso, deve-se:
12) A placa R-25c indica:
13) Num estouro ou esvaziamento súbito de um pneu, o condutor deve:
14) Para ajudar na prevenção de incêndios nas florestas nativas devemos:
15) É final de ano. Você e seu amigos vão comemorar a entrada do Ano Novo numa discoteca. Nessa situação você:
16) É dever de todo condutor de veículo:
17) Ao atender um motociclista com alteração de consciência, após bater a cabeça no chão, deve-se:
18) Usar o veículo para arremessar água ou detritos sobre os pedestres:
19) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
20) A placa A-28 avisa:
21) Numa via sem pavimentação você observa a placa de regulamentação R-22. O que ela indica?
22) O condutor que dirige com segurança é aquele que:
23) Em um acostamento da rodovia, ao fazer reparos na parte elétrica de seu veículo, um motorista lesou sua mão com uma ferramento, ocasionando sangramento abundante. Como medida de primeiros socorros para estancar o sangramento, ele deverá:
24) Se, durante uma viagem, o motor do veículo apresentar superaquecimento, com fumaça branca saindo do motor, o procedimento mais adequado e seguro é:
25) Para você dirigir sem arriscar a vida é preciso:
26) Em qual das condições descritas é maior a chance de ocorrer acidentes, devendo, portanto, o condutor redobrar sua atenção?
27) Diante da placa A-18,você entende que há saliência ou lombada:
28) Aquaplanagem é um fenômeno que ocorre a partir de uma determinada velocidade do veículo, quando a pista está molhada, e que pode causar:
29) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
30) Uma forma de saber se a bateria está gasta ou com problema é verificar: