Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 31/07/2026  as  04:01 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
2) Os gestos dos agentes de trânsito que configuram um tipo de sinalização, devem ser obedecidos pelos usuários da via?
3) Entre outros efeitos, o álcool provoca no condutor do veículo:
4) A placa A-28 avisa:
5) Chove forte e o limpador de para-brisa de seu veículo não está sendo suficiente para manter a visibilidade. Nessa situação você:
6) Ao pegar um trânsito congestionado, o motorista deve:
7) Sobre o cinto de segurança, é correto afirmar que:
8) A placa s-1 avisa:
9) Ao deparar-se com um acidente de trânsito, o motorista deve:
10) A placa R-1 determina:
11) Ao atender as vítimas de uma colisão entre dois carros, a pessoa que socorre deverá soltar o cinto de segurança, sem movimentar o corpo delas, APENAS quando:
12) É importante conhecer as leis de trânsito e as regras de circulação e conduta para:
13) Com o veículo em movimento voce deve verificar o funcionamento de:
14) O responsável pelo aumento da poluição atmosférica por veículos automotores é:
15) Uma das regras fundamentais de primeiros socorros é:
16) Uma mãe deve viajar em um veículo automotor transportando seu bebê no colo?
17) Na comemoração de um aniversário numa choperia, seu amigo ingeriu bebida alcoolica em demasia. Você o aconselha a:
18) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
19) O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
20) A placa R-6c determina:
21) Para transpor uma passagem de nível com uma ferrovia, sem cancela, o condutor deve:
22) Certo motorista presenciou um atropelamento em uma via urbana, em que a vítima sofreu ferimentos generalizados permanecendo deitada na pista. O condutor envolvido fugiu do local do acidente com seu veículo. Nesta situação, deve-se, imediatamente:
23) Uma velocidade compátivel com a segurança permite ao condutor:
24) O condutor que dirige defensivamente deve sempre:
25) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
26) Na verificação periódica e preventiva do veículo, o condutor deve incluir os cuidados com os cintos de segurança. Na inspenção dos cintos de segurança do veículo, o cndutor deve avaliar:
27) O veículo que tem prioridade de passagem é:
28) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
29) No caso dos veículos automotores que já se encontram em circulação, uma das medidas que pode ser utilizada para reduzir o nível de poluentes lançados por eles é manter o veículo:
30) Deixar de usar o cinto de segurança em qualquer via do território nacional, é infração de trânsito?