|
1)
|
O veículo que tem prioridade de passagem é:
|
|
|
|
2)
|
Você dirige em uma pista dupla e atenta para um ônibus que está parado na faixa da direita, aguardando alguns passageiros descerem. De repente, duas pessoas aparecem pela lateral dianteira do ônibus, atravessando a rua na sua frente, fora da faixa de segurança. O semáforo, a alguns metros, está verde. Nesta situação você:
|
|
|
|
3)
|
O condutor de veículo, transitando por vias onde haja escolas ou grande movimentação de pedestres:
|
|
|
|
4)
|
A placa A-21c indica:
|
|
|
|
5)
|
Diante da placa s-4, você entende que encontrará:
|
|
|
|
6)
|
Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
|
|
|
|
7)
|
É importante conhecer as leis de trânsito e as regras de circulação e conduta para:
|
|
|
|
8)
|
A placa A-37 indica:
|
|
|
|
9)
|
Quando você estiver conduzindo um veículo, deve se lembrar que também pode ser pedestre e assim:
|
|
|
|
10)
|
A placa s-6 indica:
|
|
|
|
11)
|
Ao atender um motociclista com alteração de consciência, após bater a cabeça no chão, deve-se:
|
|
|
|
12)
|
Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
|
|
|
|
13)
|
O motorista que não mantêm a distância de seguimento pode envolver-se em colisão com o:
|
|
|
|
14)
|
Um ciclista é atropelado por um carro e desmaia após bater a cabeça no chão. Em relação à vítima, a pessoa que for socorrê-la deve:
|
|
|
|
15)
|
Para se evitar a hidroplanagem você deve:
|
|
|
|
16)
|
Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
|
|
|
|
17)
|
Certo condutor, numa sexta-feira à tarde, resolveu subitamente viajar para "esfriar" a cabeça dos problemas do trabalho. Passou rapidamente em casa, arrumou mala e saiu apressado com seu veículo. Em viagem, já no período noturno, por rodovia em região serrana, começou a chover forte, bem como havia muita neblina em determinado trecho da rodovia. Somente então o condutor percebeu que um dos faróis, de luz baixa dianteiro, estava queimado, além do que o limpador do pára-brisa esquerdo não estava funcionando. O condutor percebeu que deveria:
|
|
|
|
18)
|
A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
|
|
|
|
19)
|
Em um cruzamento sinalizado, um comportamento seguro para o condutor deve ser:
|
|
|
|
20)
|
Na verificação periódica e preventiva do veículo, o condutor deve incluir os cuidados com os cintos de segurança. Na inspenção dos cintos de segurança do veículo, o cndutor deve avaliar:
|
|
|
|
21)
|
A carteira nacional de habilitação permite a quem a possuir o direito de dirigir:
|
|
|
|
22)
|
Ao se prestar socorro a uma vítima de acidente de trânsito, recém ocorrido, o comportamento mais seguro será:
|
|
|
|
23)
|
Algumas atitudes tornam o trânsito mais humano, seguro e educado:
|
|
|
|
24)
|
Um motorista colidiu o carro contra a árvore. ele está consciente e ansioso, e queixa-se de dor nas costas. Enquanto aguarda o resgate, deve-se:
|
|
|
|
25)
|
Para ajudar a manter as vias de Trânsito limpas e em condições de uso você deve:
|
|
|
|
26)
|
Entre outros efeitos, o álcool provoca no condutor do veículo:
|
|
|
|
27)
|
Os veículos que apresentam maior potencial de poluição do ar são aqueles que utilizam:
|
|
|
|
28)
|
A placa R-6c determina:
|
|
|
|
29)
|
O condutor para fazer a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá:
|
|
|
|
30)
|
Anselmo tem muito cuidado com seu veículo. Mora em uma rua de duplo sentido de circulação, quase na esquina com um cruzamento, onde há grande fluxo de pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos. O espaço de sua garagem é muito apertado. Durante o dia, Anselmo tem o hábito de deixar o veículo estacionado em frente à sua casa, bem "colado" ao portão, com os dois pneus direitos sobre a calçada, a fim de evitar colisões em seu veículo. Conforme o CTB e os preceitos da direção defensiva, Anselmo está:
|
|
|