Para imprimir este relatório é recomendável utilizar papel A4!
Operador:    Emitido em 14/07/2026  as  21:24 
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL  
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
EXAME TEÓRICO - PROVA DE LEGISLAÇÃO (SIMULAÇÃO)
 
Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas abaixo
 
 
Questões
 
1) Quando o pedestre estiver atravessando a via transversal em que o veículo for entrar, o condutor deverá:
2) É dever de todo condutor de veículo:
3) Aquaplanagem é um fenômeno que ocorre a partir de uma determinada velocidade do veículo, quando a pista está molhada, e que pode causar:
4) O condutor que dirige com segurança é aquele que:
5) Uma mãe deve viajar em um veículo automotor transportando seu bebê no colo?
6) Numa via, onde duas ou mais faixas sinalizadas para 80 km/h, os veículos que desenvolvem velocidade menor devem:
7) A placa R-28 regulamenta:
8) Quando o sinal está aberto para o seu veículo e um pedestre atravessa à sua frente, você:
9) Quando o condutor desobedecer a placa que indica "Parada Obrigatória", será punido com :
10) A placa A-17, adverte:
11) Os gestos dos agentes de trânsito que configuram um tipo de sinalização, devem ser obedecidos pelos usuários da via?
12) Ao se prestar socorro a uma vítima de acidente de trânsito, recém ocorrido, o comportamento mais seguro será:
13) Um motociclista colide com um carro em alta velocidade e o motociclista é jogado contra o chão. Qual das condutas abaixo é correta?
14) O responsável pelo aumento da poluição atmosférica por veículos automotores é:
15) É proibido a todo condutor de veículo:
16) O atendimento inicial a um acidentado com sangramento intenso em um dos braços deve ser a aplicação de:
17) É final de ano. Você e seu amigos vão comemorar a entrada do Ano Novo numa discoteca. Nessa situação você:
18) A placa R-34 determina:
19) Para evitar a poluição sonora você deve evitar:
20) Ao pegar um trânsito congestionado, o motorista deve:
21) A placa R-27 informa:
22) O interesse do condutor, na cidade, é de se deslocar com segurança o mais rápido e o mais facilmente possível. Você:
23) Você está dirigindo seu veículo corretamente e, de repente, o condutor de um veículo à sua frente demora para abrir caminho para a sua ultrapassagem. Diante disso, você:
24) Para promover a interação social no trânsito é necessário:
25) O condutor defensivo, antes de realizar uma ultrapassagem, deve:
26) Quando a profundidade do perfil do pneu for menor que 1,6 mm, medida esta retirada próximo dos indicadores de desgastes, os pneus devem ser:
27) Uma pessoa é atropelada por um ciclista ao descer de um ônibus, está estendida no chão e queixa-se de muita dor. Nesse caso. a conduta de primeiros socorros é:
28) A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, observando-se a seguinte regra:
29) Segundo a legislação de trânsito, o candidato portador de deficiência física poderá conduzir veículos automotores?
30) Quando houver dificuldade de troca de marchas (engatar as marchas), a causa provável poderá ser::